Investigação da transmissibilidade de veículos automotores de passeio
dc.contributor.advisor | Gomes, Herbert Martins | pt_BR |
dc.contributor.author | Fontoura, Elton Michelsen | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-07-26T02:32:01Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/197451 | pt_BR |
dc.description.abstract | O conforto em veículos de passeio é um assunto complexo que abrange diversas áreas de conhecimento. Ele está associado ao conforto acústico, térmico, vibracional, de odores, aspectos estéticos e de ergonomia. Especificamente no que tange a vibração, este tem sido um quesito recorrente em termos de melhoramento dos fabricantes de automóveis, pois ele está fortemente correlacionado com as vendas de determinada marca ou modelo. Este trabalho avalia os níveis de transmissibilidade da vibração em veículos automotores de passeio a partir de índices como o SEAT e das próprias curvas de transmissibilidade entre piso e assento nestes veículos. O estudo realiza testes experimentais usando equipamentos que permitem a medição da aceleração em três direções simultâneas para trechos pré-definidos com o objetivo de fazer uma comparação entre marcas de veículos e em diferentes pontos no interior destes. Ao final, apresenta-se um comparativo sobre os modelos de testes referente ao conforto vibracional e eventualmente sobre sua adequabilidade frente a questões de saúde em um cenário de uso mais intensivo como no caso de motoristas profissionais. | pt_BR |
dc.description.abstract | Comfort in passenger cars is a complex subject that covers several areas of knowledge. It is associated with acoustic, thermal, vibrational, smell, aesthetic and ergonomic comfort. Specifically with regard to vibration, this has been a recurring issue in terms of the improvement of car manufacturers, as it is strongly correlated with sales of a particular make or model. This work evaluates the levels of transmissibility of vibration in riding vehicles using parameters like the SEAT index and the curves of transmissibility between floor and seat in these vehicles. The study performs experimental tests using equipment that allows the measurement of acceleration in three simultaneous directions for pre-defined road sections with the aim at comparing different vehicle brands at different points inside the vehicle. In the end, a comparison is presented on the vibration comfort levels in the tested models and, eventually, on their suitability for health risk in a more intensive use scenario as in the case of professional drivers. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Engenharia mecânica | pt_BR |
dc.subject | Whole body vibration | en |
dc.subject | Human body vibration | en |
dc.subject | Vibração | pt_BR |
dc.subject | Automóvel | pt_BR |
dc.subject | Ride vehicles | en |
dc.subject | Conforto humano | pt_BR |
dc.subject | Exposure to vibration | en |
dc.title | Investigação da transmissibilidade de veículos automotores de passeio | pt_BR |
dc.title.alternative | Investigation of vibration transmissibility on ride vehicles | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | Fedatto Neto, Mário | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001097927 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Engenharia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License