Show simple item record

dc.contributor.advisorBehar, Patrícia Alejandrapt_BR
dc.contributor.authorSonego, Anna Helena Silveirapt_BR
dc.date.accessioned2019-07-26T02:31:56Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/197443pt_BR
dc.description.abstractA cada ano aumenta o número de dispositivos móveis sendo comercializados e utilizados em todo mundo. Neste contexto é importante refletir sobre a aprendizagem móvel através do desenvolvimento de atividades com os smartphones e tablets. Estes aparelhos oferecem condições para ampliar a comunicação, produção de conteúdo e o compartilhamento de informações em qualquer lugar e a qualquer hora. Diante deste cenário, entende-se que a formação de professores para o uso dos dispositivos móveis pode contribuir para práticas educacionais e inovadoras com o apoio de uma arquitetura pedagógica (AP). Portanto, o presente estudo visa identificar os elementos que constituem os aspectos de uma arquitetura pedagógica (organizacionais, de conteúdo, metodológicos e tecnológicos), além das estratégias com foco na aprendizagem móvel. Para atender o objetivo desta pesquisa adotou-se a metodologia Design Science Research, perpassando por 12 etapas que contribuíram e orientaram na construção de um artefato, neste caso a ArqPed-Mobile. Para isso foi construída uma AP e aplicada em um curso de extensão ofertado em 2018/2 para professores da rede pública (municipal, estadual e federal) e privada do Município de Porto Alegre e região metropolitana, com o intuito de orientá-los no planejamento e implementação de atividades com os smartphones e tablets. A coleta de dados foi realizada por meio de observação, questionários com discentes e entrevistas com as professoras participantes da pesquisa. Como resultado é apresentada a ArqPed-Mobile, com indicadores para cada aspecto que compõem a AP e as estratégias pedagógicas que dão a dinamicidade para implementação da referida arquitetura. Portanto, os resultados desta investigação abordam que a ArqPed-Mobile poderá ser utilizada pelos professores que pretendem fazer uso dos dispositivos móveis nas escolas. Para tanto, destaca-se que a AP e as estratégias indicadas não deverão ser simplesmente replicadas, mas sim adaptadas de acordo com público-alvo, contexto escolar, conteúdos e recursos tecnológicos disponíveis no momento. Por fim, acredita-se no potencial da ArqPed-Mobile para auxiliar professores nas suas práticas, com intuito o de desenvolver novas formas de aprendizagem através dos dispositivos móveis.pt_BR
dc.description.abstractEach year the number of mobile devices being marketed and used worldwide increases. In this context it is important to reflect on mobile learning by developing activities with smartphones and tablets. These devices provide the conditions to expand communication, content production and information sharing anywhere, anytime. Given this scenario, it is understood that teacher training for the use of mobile devices can contribute to educational and innovative practices with the support of an educational architecture (AP). Therefore, the present study aims to identify the elements that constitute aspects of a pedagogical architecture (organizational, content, methodological and technological), in addition to strategies focused on mobile learning. To meet the objective of this research was adopted the methodology Design Science Research, going through 12 steps that contributed and guided the construction of an artifact, in this case ArqPed-Mobile. In order to do so, an AP was constructed and applied in an extension course offered in 2018/2 for teachers of the public (municipal, state and federal) and private network of the Municipality of Porto Alegre and metropolitan region, with the intention of guiding them in planning and implementation of activities with smartphones and tablets. Data collection was done through observation, questionnaires with students and interviews with the teachers participating in the research. As a result, ArqPed-Mobile is presented, with indicators for each aspect that make up the AP and the pedagogical strategies that give the dynamicity to the implementation of said architecture. Therefore, the results of this research suggest that ArqPed-Mobile can be used by teachers who intend to use the mobile devices in schools. In order to do so, it should be emphasized that the AP and the strategies indicated should not be simply replicated, but adapted according to the target audience, school context, contents and technological resources available at the moment. Finally, we believe in the potential of ArqPed-Mobile to assist teachers in their practices, with the aim of developing new forms of learning through mobile devices.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPedagogical Architectureen
dc.subjectDispositivos móveispt_BR
dc.subjectArqPed-Mobileen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPedagogical strategiesen
dc.subjectMobile devicesen
dc.subjectMobile learningen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectPedagogical architectureen
dc.titleArqped-Mobile : uma arquitetura pedagógica com foco na aprendizagem móvelpt_BR
dc.title.alternativeArqPed-Mobile : a pedagogical architecture focused on mobile learningen
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001098165pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record