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dc.contributor.advisorCortimiglia, Marcelo Nogueirapt_BR
dc.contributor.authorMoesch, Raísa Ayrespt_BR
dc.date.accessioned2019-07-26T02:31:29Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/197427pt_BR
dc.description.abstractA industrialização e o acesso a bens e produtos permitiram o desenvolvimento econômico e o aumento da classe média consumidora. Visto os problemas ambientais já conhecidos pelo modelo econômico linear operante, tais como poluição atmosférica e geração de resíduo, e com a previsão de um aumento de três bilhões de indivíduos na classe média até 2030 empresas, governos e instituições de ensino estão procurando formas de tornar esse sistema sustentável. Nesse cenário, a Economia Circular (EC) surge como uma alternativa promissora para continuar com o crescimento econômico sem que esse cause danos ao meio ambiente. Para isso, ela propõe o fechamento dos ciclos dos produtos e materiais, de forma que o conceito de lixo deixe de existir e tudo que não for mais utilizável seja redirecionado para um novo propósito. O termo é novo no meio acadêmico, ganhando força em número de publicações a partir de 2014. Visto o caráter abrangente da EC ela carece de uma estrutura clara que represente toda sua dimensão. A presente pesquisa visa suprir essa lacuna e a realiza através de uma revisão sistemática da literatura, seguida por entrevistas com especialistas para construção de um Framework conceitual. Esse construto é composto por sete elementos (mindset circular, visão holística e sistêmica, modelos de negócios circulares, redes colaborativas, tecnologia, sistemas regulatórios e de incentivos financeiros e expansão da consciência social e ambiental) considerados centrais para o desenvolvimento da EC, classificados dentro de quatro categorias (requisitos, viabilizador, aceleradores e determinante). O Framework foi aplicado em duas empresas e verificou-se que os sete elementos estavam cobertos por ambas, mostrando diferenças na atuação e função do denominado viabilizador e dos aceleradores. As empresas destacaram a atuação do consumidor, proprietário dos produtos após sua aquisição, que fica responsável por agir para que o ciclo possa ser efetivamente fechado. Por ser uma pesquisa de caráter exploratório entende-se que os sete elementos são centrais e suficientes para o desenvolvimento da EC, porém a forma como são abordados pelas empresas difere. Por isso, sugere-se a verificação da utilização do Framework em um número maior de empresas a fim de verificar a adequação da função dos elementos.pt_BR
dc.description.abstractIndustrialization and access to goods and products allowed economic development and the increase of the consuming middle class. Given the environmental problems already known by the linear operating economic model, such as air pollution and garbage generation, and predicting an increase of three billion individuals in the middle class by 2030 companies and governments are looking for ways to make this system sustainable. In this scenario, the Circular Economy (CE) emerges as a promising alternative to continue economic growth without causing damage to the environment. For that, it proposes to close the cycles of products and materials, in which the concept of garbage ceases to exist and everything that is no longer usable is redirected for a new purpose. The term is new in the academic field, gaining strength in number of publications since 2014. Given the extend character of the CE, it lacks a clear structure that represents its dimension in a structured way. The present research aims at filling that gap and accomplishes it through a systematic literature review, followed by interviews with specialists to construct a conceptual Framework. This artifact is composed of seven elements (circular mindset, holistic and systemic vision, circular business models, collaborative networks, technology, regulatory and financing systems and expansion of social and environmental awareness) considered central for the development of CE and where classified in four categories (requirements, enabler, accelerators and determinant). The Framework was applied in two companies and it was verified that the seven elements were covered by both, showing difference in the application and function of the so-called enabler and the accelerators. The companies highlighted the performance of the consumer, the owner of the products, who is responsible for acting so that the cycle can be effectively closed. Because it is an exploratory research, it can be understood that the seven elements are central and sufficient for the development of CE, but the way in which they are approached differs. Therefore, it is suggested to verify the use of the Framework in a larger number of companies, with qualitative methods, in order to verify the adequacy of each element.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEconomia circularpt_BR
dc.subjectCircular economyen
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectSustainabilityen
dc.subjectRevisão sistemáticapt_BR
dc.subjectSystematic literature reviewen
dc.subjectClosed cycleen
dc.titleEconomia circular um framework conceitualpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001097799pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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