Experiência do show de rock transformada pelo uso de smartphones : um estudo da turnê Us + Them de Roger Waters em Porto Alegre
View/ Open
Date
2019Author
Advisor
Academic level
Master
Type
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este estudo objetiva entender como a prática de usar smartphones para filmar e fotografar durante um show de rock transforma a maneira como essa experiência de show é vivenciada pelo público. O campo de pesquisa foi o show de Roger Waters, ex-membro do Pink Floyd, em sua turnê Us + Them, que ocorreu em Porto Alegre no dia 30 de outubro de 2018. O referencial teórico levantado para este estudo compreendeu a conceituação do termo experiência, além de tópicos atinentes à experiência musical e à ex ...
Este estudo objetiva entender como a prática de usar smartphones para filmar e fotografar durante um show de rock transforma a maneira como essa experiência de show é vivenciada pelo público. O campo de pesquisa foi o show de Roger Waters, ex-membro do Pink Floyd, em sua turnê Us + Them, que ocorreu em Porto Alegre no dia 30 de outubro de 2018. O referencial teórico levantado para este estudo compreendeu a conceituação do termo experiência, além de tópicos atinentes à experiência musical e à experiência de show ao vivo, especificando a experiência de show do gênero rock; além de discussões sobre a materialidade do smartphone e a participação deste no contexto de show. As técnicas utilizadas para investigação empírica foram observação participante, entrevistas com sujeitos do público do show supracitado e análise de conteúdo dos dados obtidos. Foram realizadas seis entrevistas em profundidade, a partir das quais foram feitas a análise e a discussão dos resultados. Verificou-se que o smartphone participa da experiência de show, inclusive antes e após o evento, em uma espécie de temporalidade estendida. A experiência de show é cocriada pelas mediações associativas entre membros do público e smartphones, e estes fazem parte da forma de experienciar o show, sendo indissociável até mesmo para os entrevistados que não se oporiam em restringir seu uso em shows. A utilização de smartphones em shows é motivada pelo compartilhamento de registros e pelo ímpeto de guardar o momento, principalmente a partir do próprio ângulo de visão de cada sujeito, o que reforça a importância creditada à pessoalidade dos registros e auxilia na compreensão do uso massivo deste dispositivo na contemporaneidade. ...
Abstract
This study aims to understand how the practice of using smartphones to film and photograph during a rock concert transforms the way this concert is experienced by the public. The research field was the concert of former Pink Floyd member Roger Waters during his Us + Them tour, which took place in Porto Alegre on October 30, 2018. The theoretical framework for this study included the conceptualization of the term “experience”, as well as topics related to the musical experience and the live conc ...
This study aims to understand how the practice of using smartphones to film and photograph during a rock concert transforms the way this concert is experienced by the public. The research field was the concert of former Pink Floyd member Roger Waters during his Us + Them tour, which took place in Porto Alegre on October 30, 2018. The theoretical framework for this study included the conceptualization of the term “experience”, as well as topics related to the musical experience and the live concert experience, more specifically the concert experience of the rock genre; as well as discussions about the materiality of the smartphone and its participation in the context of the concert. The techniques used for empirical research were participant observation, interviews with subjects of the audience of the aforementioned concert and content analysis of obtained data. Six in-depth interviews were conducted, from which the results were analyzed and discussed. Smartphone participation was verified in the concert experience, including before and after the event, in a sort of extended temporality. The concert experience is co-created by associative mediations between members of the public and smartphones, and these are part of the way of experiencing the concert, being inseparable even for those interviewed who would not oppose to restrictions of smartphone use in concerts. The use of smartphones in concerts is motivated by the sharing of recordings and the urge to preserve the moment, mainly from the subject's angle of vision, which reinforces the importance given to the personal nature of such recordings and helps understanding the massive use of the above mentioned devices in the contemporary world. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Comunicação.
Collections
-
Applied and Social Sciences (6100)
This item is licensed under a Creative Commons License