O Nordeste em canção : as representações socioculturais da região na obra de Luiz Gonzaga
Fecha
2019Tutor
Nivel académico
Doctorado
Tipo
Materia
Resumo
Compreende como são construídas as representações socioculturais sobre a região Nordeste a partir da produção musical de Luiz Gonzaga que retratam os lugares, no que tange aos espaços geográficos (bairros, cidades, estados, litoral, mesorregiões, microrregiões, rios e subregiões). Os aportes teóricos que sustentaram esta proposta foram baseados em estudos de campos conexos à Comunicação e Informação, com predominância dos estudos culturais, que proporcionaram o entendimento de tópicos relaciona ...
Compreende como são construídas as representações socioculturais sobre a região Nordeste a partir da produção musical de Luiz Gonzaga que retratam os lugares, no que tange aos espaços geográficos (bairros, cidades, estados, litoral, mesorregiões, microrregiões, rios e subregiões). Os aportes teóricos que sustentaram esta proposta foram baseados em estudos de campos conexos à Comunicação e Informação, com predominância dos estudos culturais, que proporcionaram o entendimento de tópicos relacionados à representação social e aos estudos de Identidade, Memória e Cultura Popular. Enquanto método, a pesquisa fez uma análise documental das letras de música com ênfase na análise de conteúdo (BARDIN, 2016), análise de assunto (NOVELLINO, 1996) e análise de domínio (HJORLAND; ALBRECHTSEN, 1995), bem como a mineração de textos (Voyant Tools). Como resultados, foram identificados 120 lugares da região Nordeste, com predominância para o estado de Pernambuco que se destaca com 50 diferentes lugares. A identificação das representações socioculturais da região Nordeste foi realizada por meio do mapeamento de termos representativos, que foram distribuídos nas categorias temáticas a saber: aspectos afetivos, aspectos cronológicos, aspectos culturais, aspectos geográficos, aspectos político-econômicos e sociais, aspectos religiosos e personagens. A categoria com maior número de termos é a dos Personagens, seguida da categoria que se refere aos aspectos culturais. Porém, vale ressaltar que tanto os aspectos analisados, quanto os seus elementos se relacionam de maneira simbiótica na produção musical do artista. Os termos mais recorrentes nas canções foram “Sertão”, “Deus” e “Terra”, percebendo que “Sertão” é o lugar mais representativo da região e relaciona-se com os termos “cabra”, “cabloco”, “Deus”, “gente” e “luar”. O termo “Deus” é a divindade mais representativa na obra do artista e se relaciona com os termos “Nordeste”, “nortista”, “pena” e “Sertão”. O termo “terra”, que em algumas vezes refere-se a localidade (lugar de nascimento), em outras vezes está relacionado a solo (chão), e ligado aos termos “amigo”, “gente”, “seca” e “serra”. Portanto, entende-se esse conjunto de informação, como registro de um fenômeno social que se configura na elaboração e propagação das representações socioculturais referentes à comunidade discursiva da região Nordeste do Brasil. ...
Abstract
It understands how the socio-cultural representations of the Northeast region are constructed from the musical production of Luiz Gonzaga, that portrays the places in the geographic spaces (districts, cities, states, coast, mesoregions, microregions, rivers and subregions). The theoretical contributions that supported this proposal were based on studies in fields related to communication and information, with a predominance of cultural studies, which provided an understanding of topics related ...
It understands how the socio-cultural representations of the Northeast region are constructed from the musical production of Luiz Gonzaga, that portrays the places in the geographic spaces (districts, cities, states, coast, mesoregions, microregions, rivers and subregions). The theoretical contributions that supported this proposal were based on studies in fields related to communication and information, with a predominance of cultural studies, which provided an understanding of topics related to social representation and studies of identity, memory and popular culture. As a method, the research made a documentary analysis of music lyrics with an emphasis on content analysis (BARDIN, 2016), subject analysis (NOVELLINO, 1996) and domain analysis (HJORLAND; ALBRECHTSEN, 1995), as well as the mining of texts (Voyant Tools). As a result, 120 places in the Northeast region were identified, with predominance in the state of Pernambuco, which stands out with 50 different places. The identification of socio-cultural representations of the Northeast region was done through the mapping of representative terms, which were distributed in the thematic categories: affective aspects, chronological aspects, cultural aspects, geographic aspects, political-economic and social aspects, religious aspects and characters. The category with the highest number of terms it was characters, followed by the category that refers to the cultural aspects. However, it is worth emphasizing that both the analyzed aspects and their elements are symbiotically related to the artist's musical production. The most recurrent terms in the songs were "sertão", "God" and "land", realizing that "sertão" is the most representative place in the region and relates to the terms "goat", "cabloco", "God", "people" and "moonlight". The term "God" is the most representative deity in the artist's work and relates to the terms "northeast", "northerly", "shame" and "sertão". The term "land", which sometimes refers to locality (place of birth), is sometimes related to soil (ground), and linked to the terms "friend", "people", "dry" and "serra". Therefore, this set of information is understood as a register of a social phenomenon that is configured in the elaboration and propagation of sociocultural representations referring to the discursive community of the Northeast region of Brazil. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Comunicação.
Colecciones
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Ciencias Sociales Aplicadas (6070)
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