Show simple item record

dc.contributor.authorOliveira, Jose Palazzo Moreira dept_BR
dc.contributor.authorBrunetto, Maria Angelica Oliveira Camargopt_BR
dc.contributor.authorProenca Junior, Mario Lemespt_BR
dc.contributor.authorPimenta, Marcelo Soarespt_BR
dc.contributor.authorRibeiro, Cora Helena Francisconi Pintopt_BR
dc.contributor.authorLima, Jose Valdeni dept_BR
dc.contributor.authorFreitas, Veronice dept_BR
dc.contributor.authorMarçal, Viviane Sodré Pradopt_BR
dc.contributor.authorGasparini, Isabelapt_BR
dc.contributor.authorAmaral, Marília Abrahãopt_BR
dc.date.accessioned2010-04-16T09:11:22Zpt_BR
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.issn0104-4060pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/19728pt_BR
dc.description.abstractEste artigo, com ênfase nos aspectos técnicos, apresenta os resultados obtidos no âmbito dos projetos Electra e Adaptweb, voltados para a autoria e apresentação adaptativa de disciplinas integrantes de cursos EAD na Web. O objetivo é permitir a adequação de táticas e formas de apresentação de conteúdos para alunos de diferentes cursos de graduação e com diferentes estilos de aprendizagem, possibilitando diferentes formas de apresentação de cada conteúdo, de forma adequada a cada curso e às preferências individuais dos alunos participantes. Esta proposta foi validada através de um estudo de caso real, envolvendo a disciplina de Métodos Numéricos da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Esta disciplina é oferecida para três cursos universitários: Matemática, Engenharia e Ciência da Computação. Em cada curso, o professor-autor configura uma seqüência de conceitos, com seus respectivos níveis de profundidade, bem como exemplos, exercícios e materiais complementares apropriados. Os alunos podem utilizar diferentes estilos de aprendizagem através da seleção do modo de navegação e dos estilos de apresentação. Os aspectos de adaptabilidade navegacional incluem navegação em modo tutorial ou livre, oferecendo diferentes alternativas de táticas de ensino. O ambiente completo para autoria e apresentação de cursos encontra- se atualmente disponível na fase de protótipo operacional. Este protótipo está sendo incorporado na plataforma de EAD em software livre da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O ambiente está baseado em um conjunto de componentes que suportam as fases de pré-autoria, adaptação de conteúdo e navegação. A implementação utiliza primordialmente a linguagem de programação PHP, o gerenciador de banco de dados MySQL e a linguagem XML.pt_BR
dc.description.abstractThis article, which emphasizes the technical aspects, presents the results obtained within the ambit of Electra and Adaptweb projects, applied to the authorship and the adaptable presentation of the disciplines that compound the courses EAD in the Web. The aim is to allow the adequacy of tactics and ways to present the contents to the students from different graduation courses and with different learning styles, enabling different ways of presenting each one of the contents, adjusting it to each course and to the individual preferences of the participating students. This proposal was validated through a real case study, involving the Numeric Methods discipline at the State University of Londrina (UEL). This discipline is offered to three university courses: Mathematics, Engineering and Computer Science. In each course, the author-professor sets a sequence of concepts, with their respective levels of complexity, as well as with their respective examples, exercises and suitable complementary materials. The students may use different learning styles through the selection of the navigation way and of the presentation styles. The navigational adjustment aspects include navigation in a tutorial or in a free way, offering different alternatives of teaching tactics. The complete environment for the authorship and presentation of courses is available at the present moment at the phase of operational prototype. This prototype is being incorporated to the platform of EAD into some free software from the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). The environment is based on a set of components that back up the pre-authorship, adaptation of content and navigation phases. The implementation primordially uses the language of PHP programming, the database carrier MySOL and the XML language.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducar em revista. Curitiba. Nesp (2003), p. 175-197pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInformáticapt_BR
dc.subjectLong-distance educationen
dc.subjectLong-distance courses on the web,en
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectIntelligent systems on the interneten
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectAmbiente de aprendizagempt_BR
dc.titleAdaptweb : um ambiente para ensino-aprendizagem adaptativo na Webpt_BR
dc.title.alternativeAdaptweb: a teaching-learning environment adaptable in web en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000390846pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record