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dc.contributor.advisorLoredo-Souza, Acir Mérciopt_BR
dc.contributor.authorBandeira, Samuel salomão Gonçalvespt_BR
dc.date.accessioned2019-07-20T02:34:36Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/197253pt_BR
dc.description.abstractEstruturas verticais estão ficando cada vez mais altas devido ao aumento da urbanização e adensamento das cidades. De acordo com a sua esbeltez inerente, resultando em baixos valores de frequência natural, esses prédios estão suscetíveis a vibrações induzidas pelo vento podendo causar desconforto para os ocupantes. Já pequenos e perceptíveis níveis de aceleração com gamas de frequências baixas relevantes para vibrações de corpo inteiro podem causar náuseas e desconforto, enquanto altos níveis de aceleração podem ser alarmantes e causar medos aos ocupantes. Esse trabalho propõe uma revisão literária sistemática em termos de metanálise com os estudos empíricos da área de conforto em edifícios altos. A metanálise foi segmentada na verificação do viés de publicação, sensibilidade das metodologias e verificação dos estimadores de aceleração. Além disso, uma comparação dos resultados dos critérios de limite de aceleração obtidos a partir da metanálise com as principais normas de conforto vigentes é realizada. Por fim, uma recomendação para a atualização da norma NBR 6123:1988 é feita. A metanálise utilizou dois modelos de efeitos, o de efeitos fixos sendo o método da máxima verossimilhança (MLE) e o de DerSimonian & Laird/Método dos momentos (MOM) para o modelo de efeitos aleatórios, no qual os resultados foram os mesmos para ambos. O critério final proposto tem limites inferiores e próximos à norma ISO 10137(2007) e similar à curva H-70 do critério da AIJ-GEH. Com relação à norma NBR 6123:1988, os limites de percepção de aceleração são maiores a uma frequência de aproximadamente 0,3 Hz e inferiores a partir disso.pt
dc.description.abstractVertical structures are getting higher due to increased urbanization and densification of cities. According to their inherent slenderness, resulting in low natural frequency values, these buildings are susceptible to wind-induced vibrations in which can cause discomfort to the occupants. Already small and noticeable levels of acceleration with low frequency ranges relevant to whole body vibrations can cause nausea and discomfort, while high levels of acceleration can be alarming and cause fear among occupants. This research proposes a systematic literary review in terms of meta-analysis about empirical studies of comfort field in high-rise buildings. This research proposes a systematic literary review in terms of meta-analysis with the empirical studies of the comfort in high-rise buildings field. The meta-analysis was segmented in the verification of the publication bias, sensitivity of the methodologies and verification of the acceleration estimators. In addition, a comparison of the acceleration limit results criteria obtained from the meta-analysis with the main current comfort standards is performed. Finally, a recommendation for updating the NBR 6123: 1988 standard is made. The meta-analysis used two effects models, the fixed effects being the maximum likelihood (MLE) and the DerSimonian & Laird / Method of moments (MOM) for the random effects model, in which the results were the same for both. The proposed final criterion has lower and approximate limits to ISO 10137 (2007) and similar to the H-70 curve of the AIJ-GEH criterion. With respect to standard NBR 6123: 1988, the limits of perception of acceleration are greater at a frequency of approximately 0.3 Hz and lower therefrom.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHuman comforten
dc.subjectConforto humanopt_BR
dc.subjectDynamic wind cctionen
dc.subjectVentopt_BR
dc.subjectDinâmicapt_BR
dc.subjectHigh buildingsen
dc.subjectEdifícios altospt_BR
dc.subjectNBR 6123en
dc.titleConforto em edifícios altos excitados pelo vento : uma abordagem metanalíticapt_BR
dc.title.alternativeComfort in wind-induced tall buildings : the meta-analysis in human-structure interactionen
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coRocha, Marcelo Maiapt_BR
dc.identifier.nrb001096944pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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