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dc.contributor.advisorTrentini, Clarissa Marcelipt_BR
dc.contributor.authorHeck, Vanessa Stumpfpt_BR
dc.date.accessioned2019-07-20T02:34:13Zpt_BR
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/197198pt_BR
dc.description.abstractA presente tese de doutorado teve por objetivo averiguar as possibilidades de auxílio a crianças com sintomas de ansiedade por meio do psicodiagnóstico interventivo de orientação psicanalítica (com referencial winnicottiano). Participaram dos estudos de caso seis crianças entre 6 e 11 anos, assim como seus pais. Para tanto, definiu-se uma bateria de teste e técnicas de avaliação para as crianças composta por: sessões lúdicas, teste R2, SCAS-CRIANÇA, Procedimento de Desenhos-Estórias (D-E) e o CAT-A. Ao longo dos encontros foram realizadas observações, assinalamentos e interpretações. Também foi aplicado nos pais o Teste de Rorschach e alguns cartões do CAT-A. As técnicas foram avaliadas por meio do método da livre inspeção, em uma abordagem qualitativa de perspectiva psicanalítica. Houve similaridades entre os casos avaliados. Dentre os aspectos comuns, todas as crianças tiveram experiências iniciais com um ambiente que não se mostrou suficientemente bom para prover suas necessidades afetivas. Observou-se que os pais da pesquisa também apresentaram problemas com as suas figuras materna e paterna, o que causou dificuldades de acolher as reais necessidades dos seus filhos. A falta de confiança no ambiente familiar pareceu se estender ao convívio social das crianças na escola. Observou-se que as falhas básicas do meio ambiente produziram ansiedade devido à ausência de ligação entre psique e soma, que culmina em um sentimento de despersonalização; e ansiedade correspondente à sensação de que o centro de gravidade da consciência foi passado do cerne para a casca, gerando um falso self para proteger o verdadeiro self . A maioria das crianças recorreu à submissão ao outro e à busca incessante por agradá-lo para não perder o seu afeto. Durante o Psicodiagnóstico Interventivo, o encontro entre os participantes e a pesquisadora permitiu que as crianças e seus pais se sentissem seguros, confiantes e aceitos, mesmo ao demonstrar seus sentimentos de agressividade. O fornecimento de holding e a vivência de um ambiente suficientemente bom, oferecido durante a avaliação/intervenção, permitiu que as crianças entrassem em contato consigo mesmas, conhecessem suas necessidades e desejos, podendo expressá-los sem sofrer retaliação ou perder o objeto amado.pt
dc.description.abstractThis thesis aimed to investigate the possibilities of assistance to children with symptoms of anxiety through interventive psychodiagnosis (with Winnicott's reference). Six case studies were performed with children ranging from 6 to 11 years of age, as well as their parents. Therefore, a battery of tests and evaluation techniques for children were defined and composed by playful sessions, R2-Test, SCAS-CHILD, Drawing-and-Story Procedure (D-E) and the CAT-A, during which observations, indications and interpretations were made. The Rorschach Test as well as some CAT-A cards were also applied to parents. All techniques were assessed via free inspection method, in a qualitative psychoanalytical approach. Similarities were found among all participants; common aspects include initial experiences within an environment that has shown to be not good enough to support the affective needs of the participants. It was observed that the parents of the study also showed problems with their maternal and paternal figures, which caused difficulties to accommodate the real needs of their children. The lack of confidence in the family environment seemed to extend to participants’ sociability at school. It was observed that the “basic flaws” of the environment produced anxiety due to the lack of connection between psyche and soma, which culminates in a feeling of depersonalization; and anxiety corresponding to the sense that the center of gravity of consciousness was passed from the core to the shell, generating a false self to protect the true self. Most children resorted to submission to another in an attempt to incessantly please this object, so that his/her affection would not be lost. During Interventive Psychodiagnosis, the meeting among participants and researcher allowed children and their parents to feel safe, confident and accepted even when showing aggressive feelings toward the other. The supply of holding and experience in a good enough environment, as it was offered during the assessment/intervention, allowed the children to get in touch with themselves, to know their needs and desires, as well as to be able to express them with no fear of retaliation or loss of the beloved object.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPsicodiagnóstico interventivopt_BR
dc.subjectAnxietyen
dc.subjectChilden
dc.subjectAmbiente familiarpt_BR
dc.subjectTecnicas projetivaspt_BR
dc.subjectIntervenient psychodiagnosisen
dc.subjectProjective techniquesen
dc.subjectAnsiedadept_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectPsicanalise de criancaspt_BR
dc.titleA influência das invasões ambientais nos sintomas de ansiedade infantil : uma experiência de psicodiagnóstico interventivopt_BR
dc.title.alternativeThe influence of invasions from the environment in childhood anxiety symptoms : an experience of interventive psychodiagnosisen
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb000992578pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2014pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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