Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMachado, Letícia Sophia Rochapt_BR
dc.contributor.authorCloss, Ana Carina Vasquespt_BR
dc.date.accessioned2019-07-18T02:41:50Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/197142pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa tem como objetivo identificar e analisar as contribuições da m-learning para os alunos do 2º ano do ensino médio de química de uma escola da rede pública Estadual de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Esse estudo fundamenta-se no estudo teórico e metodologia do m-learning, como também nos aspectos biopsicológicos que norteiam a educação. A metodologia adotada foi de natureza quantitativa e qualitativa. A estratégia empregada foi um estudo de caso, na qual participaram 65 alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola da rede pública estadual de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Para a realização da investigação foram realizadas quatro etapas no processo aprendizagem do balanceamento de equações químicas, método por tentativa a partir do aplicativo Khan Academy. Este estudo avaliou como os alunos fizeram o uso, através do smartphone, do aplicativo Khan Academy como objeto de aprendizagem, analisando as potencialidades e limitações na sua integração no processo de ensino e aprendizagem balanceamento de equações químicas, método por tentativa. Em média, mesmo o uso do smartphone e do aplicativo Khan Academy favorecendo à mobilidade, interatividade e aprendizagem contínua, mas 50% dos alunos pesquisados não ficaram satisfeitos com o aplicativo e estando resistentes em relação ao uso da tecnologia em sala de aula.pt_BR
dc.description.abstractThe present research aims to identify and analyze the contributions of m-learning to the students of the 2nd year of high school chemistry of a school in the state public network of Porto Alegre, Rio Grande do Sul. This study is based on the study theoretical and methodology of m-learning, as well as in the biopsychological aspects that guide education. The methodology was quantitative and qualitative. The strategy employed was a case study, in which 65 students from the 2nd year of high school from a public school in the state of Porto Alegre, Rio Grande do Sul. For the realization of the research was carried out four steps in the learning process of balancing chemical equations from the Khan Academy app. This study evaluated how students made use of the App Khan Academy as a learning object, analyzing the potentialities and limitations in their integration into the teaching-learning process balancing chemical equations. On average, even the use of the smartphone and the Khan Academy app favoring mobility, interactivity and continuous learning, but 50% of the students surveyed were not satisfied with the app and are still resistant to the use of technology in the classroom.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectm-learningen
dc.subjectObjeto de aprendizagempt_BR
dc.subjectKhan Academyen
dc.subjectAmbiente virtualpt_BR
dc.subjectQuímicapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleM-LEARNING : o uso de smartphones para o ensino e aprendizagem de química.pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001097432pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentCentro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Informática Instrumental para Professores da Educação Básica a Distânciapt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples