Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorViegas, André Luíspt_BR
dc.contributor.authorSalgado, Tania Denise Miskinispt_BR
dc.date.accessioned2019-07-18T02:38:38Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn1518-8043pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/197038pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta a aplicação da metodologia de Estudos de Caso, para abordagem da tecnologia de tratamento de águas, no quarto ano de um curso técnico de química, na modalidade integrada ao ensino médio. Como parte do processo de avaliação, os estudantes elaboraram textos argumentativos que foram submetidos à Análise Textual Discursiva, possibilitando maior compreensão sobre os argumentos e alternativas de solução apresentadas. O desenvolvimento dos conhecimentos específicos e a habilidade de investigação foram as contribuições da atividade mais destacadas pelos participantes. Conclui-se que a proposta é uma alternativa de ensino adequada ao contexto investigado, favorecendo o exercício de autoria, autonomia e a criatividade por parte dos futuros profissionais da química. Palavras-chave: Estudos de Caso. Cursopt_BR
dc.description.abstractThis paper presents the implementation of case studies methodology to approach the water treatment technology in the fourth year of a chemical technician course in integrated mode to high school. As part of the performance evaluation process, students developed argumentative texts, which were submitted to Textual Discursive Analysis, enabling greater understanding of the arguments and presented alternative solutions. The development of specific knowledge and research skills were the contributions of activity most highlighted by participants. It is concluded that the proposal is an alternative to proper education context investigated, favoring the exercise of authorship, autonomy and creativity on the part of future professionals of chemistry.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Liberato : educação, ciência e tecnologia. Novo Hamburgo, RS. Vol. 18, n. 30 (jul./dez. 2017), p. 177-196pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCase studiesen
dc.subjectEnsino de química : Ensino médiopt_BR
dc.subjectChemistry technical courseen
dc.subjectÁgua : Processos de tratamentopt_BR
dc.subjectTextual discursive analysisen
dc.titleEstudos de caso: possibilidades para uma abordagem da tecnologia de tratamento de água em um curso técnico de químicapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001080058pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem