Não se nasce mulher, torna-se : uma discussão acerca dos motivos que levaram mulheres estudantes da EJA a não frequentarem a escola quando crianças e jovens
View/ Open
Date
2018Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese
Este Trabalho de Conclusão de Curso trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, onde a metodologia utilizada foi o estudo exploratório com elementos de estudo de caso. Neste, apresenta-se uma leitura acerca das trajetórias de vida e experiências escolares de três mulheres adultas, matriculadas na EJA no município de Porto Alegre. O foco da pesquisa é compreender quais fatores serviram como impeditivos para que estas concluíssem sua escolarização no tempo previsto. Propõe-se também a ent ...
Este Trabalho de Conclusão de Curso trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, onde a metodologia utilizada foi o estudo exploratório com elementos de estudo de caso. Neste, apresenta-se uma leitura acerca das trajetórias de vida e experiências escolares de três mulheres adultas, matriculadas na EJA no município de Porto Alegre. O foco da pesquisa é compreender quais fatores serviram como impeditivos para que estas concluíssem sua escolarização no tempo previsto. Propõe-se também a entender quais os efeitos do machismo na história escolar e de vida destas mulheres. Ao considerar o caminho percorrido pelas entrevistadas, analisou-se como se dá a relação destas para com a educação, qual concepção tem sobre o seu direito de estudar e se julgam que este acesso reflete em alguma alteração nos papéis sociais culturalmente impostos às mulheres. O estudo evidenciou que o machismo ainda se encontra presente nos discursos e práticas sociais, afetando diretamente, de forma negativa, a vida escolar das mulheres. Compreender quem é o público da EJA é fundamental para que os educadores possam promover uma educação de qualidade, pois somente assim serão capazes de desenvolver práticas que atinjam positivamente os alunos, otimizando a permanência dos mesmos nas escolas. Neste sentido, este trabalho busca fornecer dados que venham a colaborar para esta compreensão. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License