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dc.contributor.authorBrasil, Brunah de Castropt_BR
dc.contributor.authorGomes, Erissandrapt_BR
dc.contributor.authorTeixeira, Maria do Rocio Fontourapt_BR
dc.date.accessioned2019-07-17T02:36:30Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn1678-1007pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/197013pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo foi realizado em setembro de 2018, e teve como objetivo verificar o estado atual do ensino de fonoaudiologia no Brasil, por meio da caracterização de seus cursos de graduação. Para tal, foi realizada uma pesquisa documental e descritiva, de abordagem quantitativa e qualitativa. O levantamento de dados ocorreu no portal do Ministério da Educação. Analisaram-se 87 cursos de fonoaudiologia vinculados a instituições de ensino superior públicas (27,6%) e privadas (72,4%), num total de 7.044 vagas anuais ofertadas, com carga horária média de 3.681 horas, num prazo de integralização entre oito e dez semestres. Os cursos estavam distribuídos em 23 estados brasileiros, com maior concentração na região Sudeste. A maioria dos cursos teve nota três nos indicadores de qualidade propostos pelo Ministério da Educação. Concluiu-se que o ensino da fonoaudiologia no Brasil é fundamentalmente presencial, privado, distribuído pelo país, com baixa ocupação de vagas - aspecto inferido pelo número pequeno de concluintes quando comparado ao número de vagas ofertadas, carga horária mínima maior nas instituições de ensino superior públicas, cumprida entre oito e dez semestres, bem como apresenta indicadores de qualidade satisfatórios.pt
dc.description.abstractThe present study was conducted in September 2018, and had the goal of checking the current state of the teaching of speech therapy in Brazil through a characterization of its undergraduate courses. In order to do so, a documentary and descriptive research was conducted with a quantitative and qualitative approach. Data collection was made through the website of the Brazilian Ministry of Education. We analyzed 87 speech therapy undergraduate courses linked to public (27.6%) and private (72.4%) higher education institutions, totaling 7,044 slots offered annually, with an average of 3,681 credit hours, and a period of integralization ranging from eight to ten semesters. The courses were distributed among 23 Brazilian states, with a higher concentration in the Southern region of the country. Most courses were graded 3 regarding the indicators of quality proposed by the Ministry of Education. We concluded that the teaching of speech therapy in Brazil is fundamentally in-person, private, distributed throughout the country, with a low rate of students taking the slots, an aspect deduced by the small number of graduates compared with the amount of slots offered, higher credit hours in the public higher education institutions, concluded between eight and ten semesters, and it presents satisfactory quality indicators.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofTrabalho, Educação e Saúde. Vol. 17, n. 3 (jan. 2019) p. 1-19, e0021443pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSpeech, language and hearing sciencesen
dc.subjectFonoaudiologiapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTeachinges
dc.subjectEducation, higheres
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectInstituições de ensino superiorpt_BR
dc.subjectHigher Education Institutionses
dc.titleO ensino de Fonoaudiologia no Brasil : retrato dos cursos de graduaçãopt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of speech therapy in brazil : a portrait of the undergraduate coursesen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001097476pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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