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dc.contributor.authorFedatto Neto, Máriopt_BR
dc.contributor.authorGomes, Herbert Martinspt_BR
dc.date.accessioned2019-07-13T02:35:58Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn1518-8043pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/196914pt_BR
dc.description.abstractOs trens urbanos e metrôs são uma realidade brasileira. Um aspecto que é delegado a um segundo plano, diz respeito à qualidade do transporte quanto à disponibilidade, lotação e segurança. Ultimamente, a vibração e o ruído produzidos por estes meios de transporte têm afetado a qualidade de vida nas vizinhanças dos trajetos e dos seus usuários. Neste artigo, são avaliados os níveis de vibração de corpo inteiro nos usuários de trens urbanos de Porto Alegre (Trensurb) em situações usuais de utilização. Em relação às doses de vibração e de aceleração rms medidas, quando comparados com normas, essas se mostraram baixas, tendo sido verificados valores avaliados no encosto, assento e piso, em pontos no veículo, abaixo do nível de ação (0,5 a 1,1 m/s²), e longe do limite de exposição. Em geral, os níveis de vibração medidos foram considerados confortáveis, de acordo com valores definidos em normas, entretanto em algumas situações e posições de medição, mostraram-se incômodos.pt
dc.description.abstractUrban trains and subways are a Brazilian reality. One aspect that is delegated to a second plan, concerns the quality transportation referred to availability, capacity and safety. Lately, vibration and noise produced by this means of transport have been affecting the life quality in neighborhoods and their users. In this paper, the whole body vibration levels in urban trains in Porto Alegre (Trensurb) are evaluated in some situations. With the regard to the vibration and rms acceleration doses, their values were very low, being measured values for the back, seat and floor, at some points in the vehicle, which are below the action limit (0.5 to 1.1 m/s²) and far from the exposure limit. Generally speaking, the measured vibration levels are considered comfortable, according to values defined in standards, however in some positions and situation, they can be considered uncomfortable.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Liberato: educação, ciência e tecnologia. Novo Hamburgo, RS. Vol. 18, n. 29 (jan./jun. 2017), p. 75-94pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTrenspt_BR
dc.subjectWhole body vibration (WBV)en
dc.subjectTrainsen
dc.subjectTransporte público urbanopt_BR
dc.subjectVibraçãopt_BR
dc.subjectISO 2631en
dc.subjectPorto Alegre, Região Metropolitana de (RS)pt_BR
dc.titleAnálise de níveis de vibração em usuários de trens urbanospt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001055142pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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