Interprofissionalidade em uma equipe de ensino-serviço
Visualizar/abrir
Data
2019Orientador
Nível acadêmico
Mestrado profissional
Tipo
Assunto
Resumo
A reordenação da formação, tanto na graduação como na pós-graduação, tem mobilizado reflexões sobre a necessidade do trabalho em equipe, de práticas colaborativas e da educação interprofissional (EIP). É neste contexto que se insere o trabalho em equipe do Centro de Extensão Universitária Vila Fátima (CEUVF). Que mescla ensino-serviço. Buscou-se compreender a percepção de funcionários e professores sobre a colaboração em serviço e a interprofissionalidade nesta equipe. A metodologia empregada f ...
A reordenação da formação, tanto na graduação como na pós-graduação, tem mobilizado reflexões sobre a necessidade do trabalho em equipe, de práticas colaborativas e da educação interprofissional (EIP). É neste contexto que se insere o trabalho em equipe do Centro de Extensão Universitária Vila Fátima (CEUVF). Que mescla ensino-serviço. Buscou-se compreender a percepção de funcionários e professores sobre a colaboração em serviço e a interprofissionalidade nesta equipe. A metodologia empregada foi de caráter exploratório-descritivo e utilizou para coleta de dados uma oficina e entrevista. Diante da análise de dados foi possível perceber a percepção deste grupo sobre o que para eles é trabalho em equipe, as divergências quanto ao conceito colaboração e a necessidade de um espaço regular de encontro para aprender a trabalhar a partir dos princípios da educação interprofissional, através da construção de comportamentos que conduzam a mudanças de atitudes profissionais e efetiva prática colaborativa neste processo de trabalho. ...
Abstract
The reordering of training, post-graduation teaching, reflections on the implementation of teamwork, collaborative practices and interprofessional education (EIP). It is in this context that the teamwork of the Vila Fátima University Extension Center (CEUVF) is inserted. That mixes teaching-service. We sought the perception of employees and a collaboration in service and an interprofessionality in this team. The methodology used was exploratory and descriptive for the collection of data as foca ...
The reordering of training, post-graduation teaching, reflections on the implementation of teamwork, collaborative practices and interprofessional education (EIP). It is in this context that the teamwork of the Vila Fátima University Extension Center (CEUVF) is inserted. That mixes teaching-service. We sought the perception of employees and a collaboration in service and an interprofessionality in this team. The methodology used was exploratory and descriptive for the collection of data as focal group techniques and interview. In the face of the data analysis, it was possible to better understand the group about what is most important to work in a team, such as the differences in relation to the interprofessional work group, through the behavior of the pilot is a change of attitudes personnel and necessary practices collaborativa in the process of work. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Medicina. Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde.
Coleções
-
Ciências da Saúde (9127)Ensino na Saúde (135)
Este item está licenciado na Creative Commons License