Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCano, Carlos Baldessarinipt_BR
dc.contributor.authorBecker, Joao Luizpt_BR
dc.contributor.authorFreitas, Henrique Mello Rodrigues dept_BR
dc.date.accessioned2010-04-16T09:11:12Zpt_BR
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.issn1676-5648pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/19683pt_BR
dc.description.abstractAs organizações passam por mudanças revolucionárias ao incorporar potencialidades surgidas com a convergência tecnológica das indústrias de computação, telecomunicações e realidade virtual. A cha-mada organização virtual (OV) tem explorado, ao máximo, estas potencialidades, usando, em sua estru-turação e operação, inovações tecnológicas que se traduzem, na prática, em características sui generis. Busca-se aqui a verificação da existência destas características peculiares, em organizações virtuais destaques no cenário empresarial. Dois casos são analisados: o serviço de buscas automáticas AltaVis-ta e a livraria virtual Amazon Books. Para tal, elaborou-se um protocolo de análise englobando seis ca-tegorias analíticas: processos virtualizados, instalações físicas, atendimento ao cliente, fractalidade, confiança e aprendizado organizacional. Os dados foram coletados por observação direta nos “sites” das organizações, consultas específicas via correspondência, bancos de informações, literatura especia-lizada e mídia em geral. Os resultados do estudo indicam claramente que as características investiga-das estão presentes, formando a base operacional das empresas estudadas. O protocolo usado no estu-do demonstrou o seu valor para analisar este novo tipo de organização.pt_BR
dc.description.abstractOrganizations are currently facing revolutionary changes as they incorporate new communication and information technology as well as virtual reality. The so called virtual organization (VO) has explored these new potentialities to the maximum extent, basing its structure and operation on technological in-novations that gives rise to truly sui generis characteristics. In this paper we seek to highlight these distinct characteristics studying two cases (Altavista and Amazon Books). We follow a specific analy-sis protocol with six analytical categories: virtual processes, physical installations, client services, fractality, trust and organizational learning. Data were gathered by direct observation on the corpo-rations web sites, direct correspondence by mail and e-mail, data files, as well as technical literature and other media in general. Results clearly indicate the presence of the investigated characteristics, forming the operational base of the corporations analyzed. The protocol used in the study has proved its value to analyze this kind of organizations.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRAE - eletrônica. São Paulo, SP. Vol. 1, n. 2 (jul./dez. 2002), p. 1-24pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCyber spaceen
dc.subjectOrganização virtualpt_BR
dc.subjectVirtual organizationsen
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectCase studyen
dc.subjectComércio eletrônicopt_BR
dc.subjectCiberespaçopt_BR
dc.subjectEspaço virtualpt_BR
dc.titleOrganizações no espaço cibernético : estudo comparativo Altavista e Amazon Bookspt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000379788pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples