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dc.contributor.authorCarvalho, Maria Luisapt_BR
dc.contributor.authorGrisci, Carmem Ligia Iochinspt_BR
dc.date.accessioned2010-04-16T09:11:04Zpt_BR
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.issn1676-5648pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/19651pt_BR
dc.description.abstractEste artigo resulta de uma pesquisa sobre relações entre o gerenciamento de impressão e os comportamentos de candidatos a cargos de gerência intermediária em entrevista de seleção. Trata-se de uma pesquisa exploratória realizada em duas empresas de consultoria de Recursos Humanos, tendo como sujeitos trinta candidatos a cargos de gerência intermediária e quatro selecionadoras. Os dados foram coletados através de entrevistas individuais, observações diretas e fontes documentais. A análise dos dados se deu à luz do referencial teórico de autores como Leary, Jones e Pittman, Ralston e Kirkwood, Guattari e Rolnik. Os resultados da pesquisa indicam uma homogeneização das orientações oferecidas aos candidatos, bem como do comportamento destes durante a entrevista de seleção. Tal homogeneização resulta de modos de subjetivação ou modos de produção de estilos de vida contemporâneos ou modos de existência que, diante do medo da exclusão fomentada pelos altos índices de desemprego, constroem sujeitos camaleônicos que se apresentam ao sabor das exigências do mercado.pt_BR
dc.description.abstractThis research discusses the relationships among the impression management and the behaviors of applicants for intermediate management positions and job interviewers. This is an exploratory research developed at two human resources consulting companies. The subjects were 30 applicants for intermediate management positions and 4 job interviewers. The data were collected through individual interviews, direct observations and documentary sources. Data analysis was carried out in the light of the theoretical references of Leary, Jones and Pittman, Ralston and Kirkwood, Guattari and Rolnik. The research results indicate a homogenization of the guidelines given to the applicants, as well as their behavior during the job interview. Such homogenization results from the subjectification strategies or types of creation of lifestyles that, when facing the fear of exclusion caused by high unemployment rates, build chameleonic individuals that show up according to market requirements.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRAE - eletrônica. Vol. 2, n. 2 (jul/dez 2003), documento eletrônicopt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectImpression managementen
dc.subjectRecursos humanos : Gerencia : Pessoalpt_BR
dc.subjectJob interviewsen
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.subjectHuman resourcesen
dc.subjectGerenciamento de impressãopt_BR
dc.subjectSubjectivityen
dc.subjectSeleção de pessoalpt_BR
dc.titleGerenciamento de impressão e produção de subjetividade em entrevista de seleçãopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000370110pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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