Entre velhos, jovens, gays, migrantes, mulheres, negros, há uma epistemologia que embelaza a prática desses mestres : ouvir, dialogar, perguntar
dc.contributor.author | Kaercher, Nestor André | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-07-02T02:36:00Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/196476 | pt_BR |
dc.description.abstract | O texto procura destacar as dissertações de cinco mestres do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Bohrer, Borges, Cardoso (2016), Cardoso (2017) e Menezes. Sem a pretensão de resumi-los, queremos enfatizar o que manifestam em comum: o diálogo e a escuta atenta empodera os alunos e os professores dando maior significação ao ensino de Geografia. Propõem ainda os sentidos como fontes de imaginação e indagação acerca dos espaços vividos visando a ampliação da nossa capacidade de perceber e entender a nós e as sociedades que estudamos. Objetivam ainda que, na parceria afetiva e efetiva com os alunos, o professor encontra mais facilmente forças para potencializar e ressignificar sua docência. | pt_BR |
dc.description.abstract | This text seeks to emphasize the dissertations of five masters of the Postgraduate Program in Geography of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Bohrer, Borges, Cardoso (2016), Cardoso (2017), and Menezes. Without any pretensions to summarize them, we want to emphasize what they have in common: the dialogue and the attentive listening that empower students and teachers, giving the teaching of Geography greater meaning. They also suggest the senses as sources of imagination and inquiry about living spaces aiming at expanding our capacity to perceive and understand ourselves as well as the societies we study. It proposes that, in the affective and effective partnership with the students, the teacher finds, more easily, forces to empower and give new meaning to his teaching. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Movimentos para ensinar geografia : oscilações. 2.ed. Goiânia : C&A Alfa Comunicação, 2019. P. 171-186 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Teaching of geography | en |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Geografia | pt_BR |
dc.subject | Epistemology of the teaching practice | en |
dc.subject | Criatividade | pt_BR |
dc.subject | Creativity in teaching | en |
dc.title | Entre velhos, jovens, gays, migrantes, mulheres, negros, há uma epistemologia que embelaza a prática desses mestres : ouvir, dialogar, perguntar | pt_BR |
dc.type | Capítulo de livro | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001096596 | pt_BR |
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