A construção do saber-prática discursiva da comunicação organizacional no Brasil
View/ Open
Date
2019Author
Advisor
Academic level
Doctorate
Type
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Esta pesquisa, inspirada na análise arqueológica foucaultiana, versa sobre o saberprática discursiva da Comunicação Organizacional no Brasil, constituído por enunciados discursivos e não-discursivos que estão sempre em relações de forças. Nessas relações, as escolhas estratégicas realizadas fazem emergir formações discursivas e, consequentemente, noções conceituais assumidas e reverberadas como “verdades”, evidenciadas no que Foucault (2012a) descreve como uma “árvore de derivação enunciativa”. ...
Esta pesquisa, inspirada na análise arqueológica foucaultiana, versa sobre o saberprática discursiva da Comunicação Organizacional no Brasil, constituído por enunciados discursivos e não-discursivos que estão sempre em relações de forças. Nessas relações, as escolhas estratégicas realizadas fazem emergir formações discursivas e, consequentemente, noções conceituais assumidas e reverberadas como “verdades”, evidenciadas no que Foucault (2012a) descreve como uma “árvore de derivação enunciativa”. Nesse sentido, a noção foucaultiana de “saber” e os enfrentamentos que permeiam uma “prática discursiva” em sua conformação nos possibilitaram apreender a Comunicação Organizacional constituída por enunciados oriundos da forma de se pensar a organização e da noção de comunicação quando situada, realizada e acontecendo em organizações e/ou entre organizações e os diferentes sujeitos e/ou entre organizações e a sociedade. Para tanto, definimos como objetivo geral compreender as articulações que fizeram emergir enunciados tidos como “verdade”, conformando a “prática discursiva” e o “saber” da Comunicação Organizacional na atualidade. Estabelecemos nossos procedimentos metodológicos, inspirados pelas “pistas” deixadas por Michel Foucault para a análise arqueológica da “prática discursiva”, em três etapas: a) identificamos autores/pesquisadores que podem ser considerados em “posições subjetivas” para falar acerca de e sobre Comunicação Organizacional, por terem seus construtos utilizados e reverberados por outros autores; b) evidenciamos as diferentes formações discursivas que emergem dos construtos desses autores/pesquisadores em relações de forças com outras formações – discursivas e não-discursivas – e, por fim, c) analisamos as apropriações dessas formações por outros autores, pesquisadores, professores. Nesse percurso, analisamos 669 artigos científicos publicados entre 2008 a 2018 nas revistas Organicom, Intercom-RBBC e E-Compós, nos anais de 11 congressos realizados pela Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (Abrapcorp) no período; e nos anais de quatro congressos (de 2011 a 2014) da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós), quando a área teve um Grupo de Trabalho ativo. Identificamos nove autores em “posições subjetivas” e evidenciamos que os construtos desses autores, mesmo daqueles que fundamentam seus conceitos nos estudos da Comunicação, da Filosofia, da Psicologia ou da Sociologia, têm sido apropriados como fortemente vinculados aos Estudos Organizacionais. Isso sobreleva a força do modelo gestionário nas escolhas estratégicas conceituais, limitando o sistema de transformações da “prática discursiva” da Comunicação Organizacional. ...
Abstract
This research, inspired by foucaultian archaeological analysis, deals with the discursive knowledge-practice of Organizational Communication in Brazil constituted by discursive and non-discursive statements that are always in relations of forces. In these relations, the strategic choices made emerge discursive formations and conceptual notions assumed and reverberated as "truths", evidenced in what Foucault (2012a) describes as an "enunciative derivation tree". In this sense, the Foucaultian no ...
This research, inspired by foucaultian archaeological analysis, deals with the discursive knowledge-practice of Organizational Communication in Brazil constituted by discursive and non-discursive statements that are always in relations of forces. In these relations, the strategic choices made emerge discursive formations and conceptual notions assumed and reverberated as "truths", evidenced in what Foucault (2012a) describes as an "enunciative derivation tree". In this sense, the Foucaultian notion of "knowledge" and the confrontations that permeate a "discursive practice" in its conformation enabled us to apprehend the Organizational Communication constituted by statements derived from the way of thinking the organization and the notion of communication when located, happening in organizations and/or between organizations and the different subjects and/or between organizations and society. In order to do so, we define as a general objective to understand the articulations that have emerged statements considered as "truth", conforming the "discursive practice" and "knowledge" of Organizational Communication in the present time. We establish our methodological procedures, inspired by Michel Foucault's "clues" for the archaeological analysis of "discursive practice", in three stages: a) we identify authors/researchers that can be considered in "subjective positions" to develop concepts about Communication Organizational, used and reverberated by other authors; b) we show the different discursive formations that emerge from the constructs of these authors/researchers in relations of forces with other formations - discursive and non-discursive - and, finally, c) analyze the appropriations of these formations by other authors, researchers, teachers, students and professionals in the field. In this course, we analyzed 669 scientific articles published between 2008 and 2018 in the journals Organicom, Intercom-RBBC and E-Compós, in the annals of 11 congresses held by the Brazilian Association of Researchers of Organizational Communication and Public Relations (Abrapcorp) in the period; and in the annals of four congresses (from 2011 to 2014) of the National Association of Postgraduate Programs in Communication (Compós), when the area had an active Working Group. We identify nine authors in "subjective positions" and we show that the constructs of these authors, even those who base their concepts in the studies of Communication, Philosophy, Psychology or Sociology, have been appropriated as strongly linked to Organizational Studies. This overcomes the strength of the managerial model in strategic conceptual choices, limiting the system of transformations of the "discursive practice" of Organizational Communication. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Programa de Pós-Graduação em Comunicação.
Collections
-
Applied and Social Sciences (6071)
This item is licensed under a Creative Commons License