Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLino, Dulcimarta Lemospt_BR
dc.contributor.authorRichter, Sandra Regina Simonispt_BR
dc.date.accessioned2019-06-26T02:35:18Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn2525-5304pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/196303pt_BR
dc.description.abstractO projeto Libretos de Criação: experiência de brincar com sons em Rodas Poéticas na educação infantil” instalou-se no ateliê da universidade com o objetivo de perseguir modos de registrar a experiência lúdica de convivência linguageira. A metodologia das Rodas Poéticas sustentou-se no processo de interação propositiva intensa tomando o corpo como excelência do fazer poético com o movimento da música, da dança e da literatura, na intenção de ampliar repertórios tanto das crianças quanto dos adultos-pesquisadores. Ao afirmar a relevância pedagógica da música em estado de encontro, experimentada no complexo processo de aprender o poder inventivo de habitar a linguagem, o presente estudo tomou como foco reflexivo a experiência de brincar com sons. A investigação em andamento contribui para ampliar a abordagem temática da documentação pedagógica na educação musical, convidando-nos ao exercício diário de narrar e interrogar o currículo.pt_BR
dc.description.abstractThe project “Creation Libretti: the experience of playing with sounds in Poetic Gatherings in Childhood Education” took place in the university’s studio with the objective of pursuing ways of recording the playful experience of language. The methodology of the Poetic Gatherings was sustained by a process of intense purposeful interaction, using the body as excellent ability to move poetically to music, dance and literature, aiming at amplifying children’s and adults’ movement repertoire. While asserting the pedagogical relevance of group musical encounters, realized through the the complex process of learning to inventively express language, this study focuses reflectively on sound-play. This investigation contributes to broadening the themes addressed in musical education research, inviting regular investigation of educational curricula.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofOrfeu : Revista de Estudos em Música. Florianópolis, SC. Vol.2, n.2 (dez. 2017), p. 69-90pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeacher educationen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectChildren educationen
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectMusic educationen
dc.titleLibretos de criação : experiência de brincar com sons em rodas poéticas na educação infantilpt_BR
dc.title.alternativeCreation libretti : experiencing playing with sounds in poetic gatherings in children educationen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001090583pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples