Descrição dos níveis de desempenho em uma tarefa de leitura e escrita do exame Celpe-Bras
dc.contributor.author | Sirianni, Gabrielle Rodrigues | pt_BR |
dc.contributor.author | Schoffen, Juliana Roquele | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-06-26T02:35:11Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2017 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2178-3640 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/196297 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo descrever os níveis de desempenho verificados em uma tarefa de leitura e escrita do exame Celpe-Bras aplicada para alunos em um curso Preparatório Celpe-Bras. Para tanto, utilizamos uma tarefa do exame e um corpus de 22 textos produzidos em resposta à tarefa. A partir desses textos, foi possível chegar a uma descrição dos níveis de desempenho dos alunos e adaptar os parâmetros de avaliação gerais do exame, tornando-os específicos para essa tarefa. Os resultados do trabalho indicam que nos níveis mais avançados não houve problemas relacionados à configuração da relação de interlocução e à construção do gênero e, também, que a seleção e recontextualização das informações do texto de insumo foram determinantes na diferença entre todos os níveis avaliados. As análises e a descrição dos níveis de desempenho realizadas neste trabalho contribuem para fomentar a discussão sobre as diferenças entre os níveis avaliados na Parte Escrita do Celpe-Bras. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work aims to describe the levels of performance verified in a reading-writing task applied to students of Celpe- Bras Preparatory course. We used one task and a corpus of 22 texts and we described the levels of student performance, transforming the general parameters of the exam into specific parameters for this task, and analyzing what each level presented in this task. The results of the study indicate that in more advanced levels there were no problems related to the configuration of the interlocution and to the construction of the genre, and the selection and recontextualization of information in reading text were determinant in the difference between all the evaluated levels The analysis and the description of the levels of performance accomplished in this work contribute to foment the discussion of the differences between the levels evaluated in the Written Part of Celpe-Bras. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | BELT : Brazilian English Language Teaching Journal. Porto Alegre, RS. Vol. 8, n. 2 (July/Dec. 2017), p. [171]-190 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Written part of Celpe-Bras exam | en |
dc.subject | Celpe-Bras preparatory | en |
dc.subject | Língua adicional | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Levels of performance | en |
dc.subject | Exame Celpe-Bras | pt_BR |
dc.subject | Assessment parameters | en |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.title | Descrição dos níveis de desempenho em uma tarefa de leitura e escrita do exame Celpe-Bras | pt_BR |
dc.title.alternative | Description of the levels of performance in a reading-writing task of Celpe-Bras | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001093888 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (39774)