Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorCeccim, Ricardo Burgpt_BR
dc.contributor.authorChandelier, Marta Beatriz Bassanipt_BR
dc.date.accessioned2019-06-22T02:35:02Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/196086pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma reflexão sobre a Síndrome de Burnout entre docentes da educação básica, abordando a determinação e condicionamento do trabalho sobre a saúde dos trabalhadores da educação. Destaca os determinantes e condicionantes psicossociais e ambientais que os trabalhadores do ensino enfrentam no seu cotidiano, muitas vezes chegando à experiência de adoecimento físico e mental, motivo freqüente entre os afastamentos do trabalho. Apresenta um perfil da Síndrome de Burnout entre os educadores, cotejando informações de estudos analíticos da questão e um levantamento exploratório realizado junto a uma escola municipal de uma cidade de periferia na região metropolitana de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Aponta estratégias de prevenção e promoção da saúde que visam a minimizar os danos já instalados pela Síndrome de Burnout e que potencialmente estimulam uma melhor qualidade de vida entre professores. Com o estudo pode-se detectar que o “padrão de felicidade” dos docentes pertence a uma cultura moral distante dos alunos, o que pode contribuir com a dificuldade de constituir espaços escolares de promoção da aprendizagem e da saúde. Falta aos sindicatos de trabalhadores, reconhecer a relevância de uma agenda relativa à afetividade dos trabalhadores, não apenas jornadas, equipamentos e salários. Os encontros educação-saúde, saúde-trabalho e trabalho-educação contêm fatores de determinação e condicionamento da alegria (produção de encontros de composição de vida) ou da Síndrome de Burnout (desistência, encontros de decomposição de vida). A não observância qualificada da produção de sofrimento no trabalho tanto adoece educadores, quanto deixa de reduzir os riscos e a exposição ao adoecimento pelo trabalho.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSaúde do trabalhadorpt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectEstresse ocupacionalpt_BR
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.titleSaúde de professores : uma reflexão acerca da Síndrome de Burnout na escolapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001095364pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Psicologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.graduationPsicologia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem