Show simple item record

dc.contributor.advisorHerrlein Junior, Ronaldopt_BR
dc.contributor.authorSoares, Carlos Vinicius Ludwig Viegaspt_BR
dc.date.accessioned2019-06-22T02:35:01Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/196084pt_BR
dc.description.abstractA presente tese tem por objetivo analisar os efeitos das políticas conhecidas como National Policy, implementadas pelo governo canadense para o desenvolvimento econômico daquele país nos primeiros anos após a criação do Domínio do Canadá (1867) até 1931. Nesse sentido são discutidos seus três vetores de política: a política comercial que buscava proteger a indústria canadense da competição principalmente em relação aos Estados Unidos, a política de transportes, que nesse período privilegiou a construção de ferrovias como forma de integração nacional, e a política de imigração, que visava povoar o oeste do país para explorar seus ricos recursos naturais, assim como para criar mercados para a produção industrial do Canadá Central. As três políticas estavam fortemente relacionadas e quando estas já se encontravam em um estágio avançado de implementação os resultados para a economia tornaram-se notáveis. Nas primeiras décadas do século XX o Canadá passou a apresentar características bastante distintas em relação àquelas do período em que o Domínio foi criado. O país demonstrava significativos avanços no desenvolvimento e diversificação do setor industrial. O setor agrícola da região oeste havia se tornando um dos principais exportadores mundiais de grãos, além de abastecer as áreas urbanas e industriais do Canadá Central. As ferrovias tinham atingido o objetivo de integrar as distantes Províncias, consolidando o território nacional e possibilitando o desenvolvimento do mercado interno. No entanto, embora seja notável o desenvolvimento econômico do Canadá no período em análise, autores que representam o pensamento ortodoxo tentaram explicar esse desenvolvimento a partir de variáveis exógenas não relacionadas à National Policy. Essas críticas, contudo, apresentaram uma série de falhas ao subestimar a importância das ferrovias, ao criticar as políticas migratórias e a política de proteção tarifária que se mostraram fundamentais para que o Canadá pudesse aproveitar as oportunidades que surgiram para seu desenvolvimento econômico entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX. Concluiu-se que a National Policy, a partir da articulação de suas políticas, contribuiu de forma decisiva para a formação de um território nacional e para a transformação estrutural da economia do Canadá, representando uma estratégia efetiva de desenvolvimento econômico.pt
dc.description.abstractThe present thesis aims to analyze the effects of policies known as National Policy, implemented by the Canadian government for the economic development of that country in the first years after the creation of the Dominion of Canada (1867) until 1931. In this sense its three policy vectors are being discussed: the commercial policy which sought to protect the Canadian industry from competition mainly from the United States; the transport policy, which during this period privileged the construction of railways as a means of national integration; and the immigration policy which aimed to populate the west of the country to exploit its rich natural resources as well as to create markets for industrial production in Central Canada. The three policies were closely related and when they were already at an advanced stage of implementation, the economy results have become remarkable. In the first decades of the twentieth century, Canada began to present characteristics quite different compared to those of the period in which the Dominion was created. The country showed significantly progress in development and diversification of the industrial sector. The western agricultural sector had become one of the world's leading grain exporters as well as supplying urban and industrial areas in Central Canada. The railways had achieved the objective of integrating the distant Provinces, consolidating the national territory and enabling the development of the internal market. However, although Canada's economic development during the period under review is notable, authors who represent orthodox thinking tried to explain this development from exogenous variables unrelated to National Policy. These criticisms, though, presented a series of failures by underestimating the importance of the railways, when criticizing migratory policies and tariff protection policies that proved fundamental, and so that Canada could seize the opportunities that arose for its economic development between the late nineteenth and the first decades of the twentieth century. It was concluded that National Policy, from the articulation of its policies, decisively contributed to the formation of a national territory and to the structural transformation of Canada's economy, representing an effective strategy of economic development.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConfederationen
dc.subjectDesenvolvimento econômicopt_BR
dc.subjectPolítica comercialpt_BR
dc.subjectEconomic developmenten
dc.subjectImigraçãopt_BR
dc.subjectNational Policyen
dc.subjectPolítica de transportept_BR
dc.subjectCanadápt_BR
dc.titleEstratégias para o desenvolvimento econômico do Canadá : a confederação e a National Policy (1867-1931)pt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001095236pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Economiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record