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dc.contributor.advisorDoering, Luisa Rodriguezpt_BR
dc.contributor.authorFühr, Lucianept_BR
dc.date.accessioned2019-06-22T02:35:01Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/196081pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa possui a seguinte pergunta norteadora: atividades inspiradas na história da matemática, no que diz respeito ao processo de construção da simbologia matemática, podem favorecer o aprendizado da escrita simbólica da matemática escolar na perspectiva de Duval? A partir de um estudo teórico acerca do desenvolvimento da simbologia algébrica, com referencial em Estrada et al. (2000), Garbi (1997), Baumgart (1992), Brandemberg (2009), Domingues (2000), Van der Waerden (1985) e Roque (2012), juntamente com reflexões acerca da utilização da história da matemática em sala de aula, embasadas por Miguel e Miorim (2011), Miguel (1993 e 2009) e Mendes (2006), desenvolvemos uma proposta de atividades que foi aplicada em uma turma de nono ano do ensino fundamental. A análise dos resultados foi feita a partir da teoria dos registros de representação semiótica de Duval (2003, 2012 e 2013). A partir do estudo realizado, observamos que a elaboração de uma simbologia própria por parte dos alunos, discussão e socialização dos resultados, indicou favorecer o processo de conversão da escrita em língua materna para a escrita simbólica. A análise de exemplos da evolução da escrita simbólica ao longo da história oportunizou aos alunos a sensibilização acerca da padronização dos símbolos matemáticos e sua leitura e interpretação. A partir da pesquisa realizada, percebemos que o conhecimento de história da matemática pode auxiliar o professor em sua prática docente, enriquecendo o conhecimento e auxiliando no planejamento das aulas.pt
dc.description.abstractThis work has the following guiding question: activities inspired by the history of mathematics, with regard to the process of constructing mathematical symbology, can favor the learning of the symbolic writing of school mathematics from Duval's perspective? From a theoretical study about the development of algebraic symbology, with reference in Estrada et al. (2000), Garbi (1997), Baumgart (1992), Brandemberg (2009), Domingues (2000), Van der Waerden (1985) and Roque (2012), along with reflections on the use of the history of mathematics in the classroom, based on Miguel and Miorim (2011), Miguel (1993 and 2009) and Mendes (2006), we propose some activities that were applied in a ninth grade class. The analysis of the results was based on Duval's theory of registers of semiotic representation (2003, 2012 and 2013). From the study carried out, we observed that the students' elaboration of their own symbology, discussion and socialization of their results, favored the process of converting writing in the mother language to symbolic writing. The analysis of examples of the evolution of symbolic writing throughout history has provided students with awareness of the standardization of mathematical symbols and their reading and interpretation. From this research, we realized that the knowledge of the history of mathematics can help the teacher in his teaching practice, complementing the knowledge and assisting in the planning of classes.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino da matematicapt_BR
dc.subjectSimbolos matemáticospt_BR
dc.subjectHistória da matemáticapt_BR
dc.titleUm olhar para a introdução à escrita simbólica no ensino à luz da história da matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001095184pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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