Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorZandwais, Anapt_BR
dc.contributor.authorMoreira, Raquel Ribeiropt_BR
dc.date.accessioned2019-06-20T02:35:31Zpt_BR
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/195987pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho procura investigar o modo de funcionamento das práticas de produção textual em livros didaticos, observando-se, os critérios e os principios de sustentação das bases teóricas destes materiais. Para isso, recorremos a dois campos dos estudos da linguagem: o campo da Linguistica do Texto e o campo da Análise de Discurso de linha francesa inaugurada por Michel Pecheux. Em relação as reflexões feitas sob o aporte teórico da Lingustica Textual, percebemos um condicionamento do textos bases formais da linguagem dado nesta teoria, condicionamento este que direciona o trabalho com o texto para uma homogeneizaao e estabilizaao dos sentidos e do próprio uso da linguagem. Decorrente disso, observamos uma condição de idealização da produção textual dos livros didáticos analisados fundamentados em Linguistica do Texto, visto que esses estipulam, de antemão, as relações entre os interlocutores, entre a lingua e entre os sentidos, nao deixando espaço para as "situações reais" contraditórias e complexas de ocorrência dos textos. Por questionarmos essa configuração modelar e homogênea de texto, encontrada na Linguistica Textual, recorremos s concepções teóricas da Análise de Discurso, com o intuito de fazer uma ponte entre o "re-pensar" discursivo encaminhado pela Análise de Discurso e um possivel "re-fazer' pedagógico. Contudo, esse repensar não foi buscado e/ou refletido nas propostas de produção textual dos livros didáticos, por nós analisados, que se afirmavam fundamentados em Análise de Discurso e, portanto, não se converteu em um refazer pedagógico. Observamos, ainda, neste trabalho, a ocorrência de um distanciamento entre o que a fundamentação teórica dos livros didáticos analisados - tanto os fundamentados em Linguistica do Texto quanto em Análise de Discurso - afirmavam e as proposições de produção textual que estes traziam em seu bojo. Assim sendo, esperamos que este trabalho possa vir a contribuir para a reflexo sobre o "lugar" dado a produção textual no livro didatico de lingua portuguesa, além da inserção critica deste último nas relações de ensino-aprendizagem.pt
dc.description.abstractLe present travail a pour l'objetif principal enquter la mani6re de fonctionnement des pratiques et la production littrale dans les livres didactiques, en observant, les crit6res et les principes de sustentation des bases thoriques de ces matriels Pour cela, nous faisons appel aux deux champs des6 tudes de la langue: le champ de Ia Linguistique du texte et le champ de l'Analyse du Discours de ligne fran9aise inaugure par Michel Pcheux. Em ce qui concerne les rflexions fait par l6 base thorique de Ia Linguistique Textuelle, nous percevons un conditionnement du texte aux bases formelles de Ia langue, conditionnement celui-ci qui dirige le travail avec le texte pour une homogeinizaao ei une stabilisation des sens et de l'utilisation elie-meme de la langue. Li6 a cela, nous constatons une condition d'id6alisation de la production textuelle des livres didactiques analys6s qui sont bas6s dans la Linguistique du Texte, tenant em vue qu'ils stipulent, a priori, les relations entre les interlocuteurs, entre Ia langue et entre les sens, en ne laissant pas lieu pour les "situations relles" contradictoires et complexes d'occurence des textes. Emmens par um questionement de cette configuration modelar et homogne de texte, trouve dans la Linguistique Textuelle, nous faisons appel aux conceptions thoriques de FAnalyse de Discours pour d'6tablir une liaision entre l champ theorique present par l'Analyse de Discours et mi possible " refaire" pdagogique Nous observons, encore, dans ce travail, la prsence d'un 6 loignement entre la fondementation thorique des livres didactiques analys6s - aussi de faon bas6s dans Linguistique du texte que dans Analyse du Discours - affirmaient et les propositions de production textuelle que ceux-ci apportaient. La recherche prtend avoir contrubuer a la rflexion sur la "lieu"a donn6e a la production textuelle dans le livre didactique de la langue portugaise, bien que l'insertion critique de ce dernier dans les relations de enseigne-apprentissage.fr
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLinguísticapt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.titleA produção textual em livros didáticos : um contraponto entre teoria e práticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000450566pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2004pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem