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dc.contributor.authorNunes, Mônicapt_BR
dc.contributor.authorWanderer, Fernandapt_BR
dc.date.accessioned2019-06-20T02:35:16Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn0102-5473pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/195971pt_BR
dc.description.abstractO artigo examina enunciações de alunos de uma escola pública gaúcha sobre os mercadores étnico-raciais que operam na instituição e na cidade onde residem: um município pertencente a uma região de colonização alemã. Como aportes teóricos, o estudo sustenta-se em teorizações do campo pós-estruturalista sobre raça, etnia e a constituição do sujeito. O material de pesquisa é constituído por entrevistas e questionários respondidos por discentes de uma turma do 8o ano do Ensino Fundamental. Em termos metodológicos, foi realizada uma etnografia, sendo os dados escrutinados na perspectiva da análise do dscurso, como proposto por Michael Foucault. O exame do material mostrou que os estudantes negros não reconhecem sua negritude, autodenominando-se como "moreno" ou "escurinho". Além disso, os alunos negam a existência de racismo na escola, mesmo afirmando que práticas racistas são vivenciadas no município.pt
dc.description.abstractThe article examines the statements made by students of a public school in the state of Rio Grande do Sul about ethnic and racial markers operating in the institution and the city where they live: a municipality belonging to a region of German colonization. As theoretical contributions, the study is based on theories of the post-structuralist field on race, ethnicity and the constitution of the subject. The research material surveyed consists of interviews and questionnaires answered by students of a group of the 8th year of Elementary School. In methodological terms, an ethnography was performed, the data being scrutinized from the discourse analysis perspective, as proposed by Michel Foucault. The analysis showed that black students do not recognize their blackness, calling themselves “brown” or “darkish”. In addition, students deny the existence of racism in school, even stating that racist practices are experienced in the municipality.en
dc.description.abstractEl artículo examina enunciaciones de alumnos de una escuela pública gaucha sobre los marcadores étnico-raciales que operan en la institución y en la ciudad donde residen: un municipio perteneciente a una región de colonización alemana. Como aportes teóricos, el estudio se sustenta en teorizaciones del campo post-estructuralista sobre raza, etnia y la constitución del sujeto. El material de investigación escrutado está constituido por entrevistas y cuestionarios respondidos por alumnos de una clase del 8º año de la Enseñanza Fundamental. En términos metodológicos, se realizó una etnografía, siendo los datos escrutados en la perspectiva del análisis del discurso, como propuesto por Michel Foucault. El análisis mostró que los estudiantes negros no reconocían su negritud, autodenominándose como "moreno" o "escurinho". Además, los alumnos niegan la existencia de racismo en la escuela, aun afirmando que prácticas racistas son vivenciadas en el município.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPerspectiva (Florianópolis). Florianópolis. Vol. 37, n. 1 (jan./mar. 2019), p. 275-295pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEthnographyen
dc.subjectRace/ethnicityen
dc.subjectDiscriminação racialpt_BR
dc.subjectEtnografíaes
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectAlunopt_BR
dc.subjectRaza/etniaes
dc.subjectSociedadept_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.titleEscola e as relações étnico-raciais : uma análise sobre enunciações de alunospt_BR
dc.title.alternativeSchool and ethnic-racial relations : an analysis of student’s statementsen
dc.title.alternativeEscuela y relaciones étnico-raciales : un análisis sobre enunciaciones de alumnoses
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001095035pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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