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dc.contributor.authorSchoffen, Juliana Roquelept_BR
dc.contributor.authorMendel, Kaianept_BR
dc.date.accessioned2019-06-19T02:33:31Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1980-5799pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/195903pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho se propõe a descrever as tarefas da Parte Escrita do exame Celpe-Bras entre as edições de 1998 a 2016-2, investigando de que modo essas tarefas operacionalizam o construto teórico do Celpe-Bras e contemplam os conteúdos previstos nas suas especificações (BRASIL, 2002). A partir do material disponível no Acervo Celpe-Bras, foram descritas as 156 tarefas aplicadas na Parte Escrita entre 1998 e 2016, verificando-se os elementos mais recorrentes nos seus enunciados e materiais de insumo e relacionando-se tal descrição às especificações apresentadas nos manuais do Celpe-Bras. Os resultados obtidos apontam para a necessidade de atualização das especificações do exame, visto que, apesar de as tarefas trazerem materiais de insumo autênticos e proporem situações de comunicação variadas, prevendo uma relação de interlocução determinada, envolvendo diferentes propósitos e a produção de diferentes gêneros do discurso, essas especificações não são totalmente suficientes para contemplar a complexidade e a variedade das tarefas do exame. Os resultados desta pesquisa contribuem para os estudos de validade do exame Celpe-Bras, bem como fornecem subsídios para a elaboração de material didático, a formação de professores e a preparação de examinandos.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to describe the tasks of the Written Part of Celpe-Bras exam from 1998 to 2016-2, investigating how these tasks operationalize the theoretical construct of Celpe-Bras and contemplate the contents provided in its specifications (BRAZIL, 2002). From the material available at Acervo Celpe-Bras, the 156 Written Part’s tasks were described, with the most recurrent elements in their rubrics and input materials being verified, and the description was related to the specifications presented in Celpe-Bras’ manuals. The results obtained point to the need of updating the exam’s specifications because, even though the tasks bring authentic input materials and propose a variety of communicative situations, predicting a relation of interlocution, involving different purposes and the production of different speech genres, these specifications are not sufficient to contemplate the complexity and variety of the exam’s applied tasks. The results presented on this paper contribute for Celpe-Bras’ validation studies, as well as provide subsidies for didactic material elaboration, teachers’ training and preparation of examiners.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofDomínios de lingu@gem. Uberlândia, MG. Vol. 12, n. 2 (abr./jun. 2018), p. [1091]-1122pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectCelpe-Bras examen
dc.subjectPortuguese as an additional languageen
dc.subjectLíngua adicionalpt_BR
dc.subjectProficiênciapt_BR
dc.subjectProficiency assessmenten
dc.subjectExame Celpe-Braspt_BR
dc.subjectSpecificationsen
dc.subjectAcervo Celpe-Brasen
dc.titleAs especificações do exame Celpe-Bras e a descrição das tarefas da parte escrita : convergências e divergênciaspt_BR
dc.title.alternativeSpecifications of Celpe-Bras exam and the description of the written part's tasks : convergences and divergencesen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001093867pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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