Ambiente virtual de aprendizagem na adesão à farmacoterapia na prática dos profissionais de saúde
dc.contributor.advisor | Silva, Clecio Homrich da | pt_BR |
dc.contributor.author | Reser, Marcelo Rodrigues | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-06-13T02:31:21Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/195759 | pt_BR |
dc.description.abstract | Introdução: Os medicamentos são insumos essenciais em saúde e determinantes para um melhor desfecho no tratamento de um grande número de doenças e agravos à saúde. Elevado consumo de medicamentos, aliado à inexistência de prescrições e de informações, pode causar problemas à população. Para que ocorra o uso racional de medicamentos é necessário que estes sejam prescritos adequadamente, tenham qualidade, preço acessível ou financiamento público e dispensação com as informações necessárias. A adesão à farmacoterapia (concordância com a terapia prescrita) também é fundamental para alcançar metas estabelecidas. Objetivos: desenvolver um recurso para qualificar os profissionais de saúde na promoção da adesão dos pacientes à farmacoterapia por intermédio de um ambiente virtual de aprendizagem (AVA); criar um curso em AVA; avaliar as considerações dos participantes sobre o curso desenvolvido; apresentar ações de intervenção; disponibilizar o curso em acervos educacionais. Métodos: estudo prospectivo e descritivo para o desenvolvimento de curso de qualificação para profissionais de saúde, hospedado na plataforma educacional Moodlecloud e que utiliza proposta educacional sócio-construtivista para debater o tema e a abordagem da estratégia da educação permanente em saúde para estimular a reflexão crítica sobre o processo de trabalho em saúde. A avaliação do curso “Adesão à Farmacoterapia” foi realizada entre 25 de fevereiro a 15 de abril de 2018, com a participação voluntária de alunos do Programa de Pós-Graduação Ensino na Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Resultados e discussão: na autoavaliação pré-curso, os participantes relataram variável compreensão sobre adesão à farmacoterapia e fatores que a influenciam. Já o conhecimento sobre a abordagem do tema da adesão junto ao paciente foi informado como baixo. A avaliação pós-curso resultou em sugestões (definição de prazos e tempo entre as atividades, mais organização, explicação conteúdo audiovisual). O estudo proporcionou espaço para debate sobre o tema de forma crítica e reflexiva, o uso de tecnologias de informação e comunicação facilitou o contato assíncrono e a distância, além de estimular os profissionais a promoverem o autocuidado com os pacientes. As atividades priorizaram a discussão das experiências profissionais, aproximando-se da proposta da educação permanente em saúde. A principal dificuldade foi a evasão e a não participação (motivação, integração social, interesses pessoais, tecnologia e metodologia empregadas). Conclusão: o curso criou um ambiente de troca de experiências e construção do conhecimento e as avaliações realizadas permitiram o aperfeiçoamento das atividades. O curso está hospedado na plataforma Moodlecloud (acesso por convite). No AVA, foram apresentadas ações de intervenção para o enfrentamento da não adesão. A plataforma utilizada possibilita o armazenamento do curso em acervos educacionais. Considera-se que o envolvimento de teoria, prática e experiências valorizaram o curso e os assuntos debatidos e, assim, a sua inserção como uma prática em educação permanente de profissionais de saúde. | pt |
dc.description.abstract | Introduction: medicines are essential health inputs and determinants for a better outcome in the treatment of a large number of diseases and health problems. High consumption of medicines, coupled with the absence of prescriptions and information, can cause problems for the population. In order for the rational use of medicines to occur, they must be adequately prescribed, have quality, affordability or public funding and dispensing with the necessary information. Adherence to pharmacotherapy (adherence to prescribed therapy) is also critical to achieving established goals. Objectives: to develop a resource to qualify health professionals in promoting patients' adherence to pharmacotherapy through a virtual learning environment (VLE); create a course in VLE; evaluate the participants' considerations about the course developed; present intervention actions; to provide the course in educational collections. Methods: a prospective and descriptive study for the development of a qualification course for health professionals hosted in the Moodlecloud educational platform and that uses a socio-constructivist educational proposal to discuss the theme and the approach of the strategy of the permanent education in health to stimulate the critical reflection on the health work process. The evaluation of the course "Adherence to Pharmacy Therapy" was carried out between February 25 and April 15, 2018, with the voluntary participation of students of the Program of Postgraduate Teaching in Health of the Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Results and discussion: in the pre-course self-assessment, participants reported a variable understanding about adherence to pharmacotherapy and factors influencing it. Already the knowledge about the approach to the subject of adherence with the patient was reported as low. The post-course evaluation resulted in suggestions (definition of deadlines and time between activities, more organization, explanation and audiovisual content). The study provided a space for debate on the subject in a critical and reflexive manner, the use of information and communication technologies facilitated asynchronous and distance contact, as well as encouraging professionals to promote self-care with patients, the use of information and communication technologies facilitated asynchronous and distance contact, as well as encouraging professionals to promote self-care with patients. The activities prioritized the discussion of professional experiences, approaching the proposal of permanent education in health. The main difficulty was avoidance and non-participation (motivation, social integration, personal interests, technology and methodology employed). Conclusion: the course created an environment for the exchange of experiences and construction of knowledge and the evaluations carried out allowed the improvement of the activities. The course is hosted on the Moodlecloud platform (access by invitation). In VLE, intervention actions were presented to address non-adherence. The platform used enables the storage of the course in educational collections. It is considered that the involvement of theory, practice and experiences valued the course and subjects discussed and, thus, its insertion as a practice in continuing education of health professionals. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Educação a distância | pt_BR |
dc.subject | Medication adherence | en |
dc.subject | Educação em saúde | pt_BR |
dc.subject | Education distance | en |
dc.subject | Adesão à medicação | pt_BR |
dc.subject | Health education | en |
dc.title | Ambiente virtual de aprendizagem na adesão à farmacoterapia na prática dos profissionais de saúde | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001094554 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Medicina | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
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