Show simple item record

dc.contributor.advisorMachado, Carmen Lúcia Bezerrapt_BR
dc.contributor.authorVargas, José Luispt_BR
dc.date.accessioned2019-06-13T02:30:49Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/195729pt_BR
dc.description.abstractDesvelar quais lógicas estão em jogo nos processos de educação em Fisioterapia no espaço do estágio supervisionado e relacionar essas (lógicas pedagógicas) com os significados da saúde que se faz e entende nesse contexto formativo é o que aqui se desenvolve. Por meio do diálogo entre partes proposto por Freire, trazer para a problematização as possíveis proposições, de quais são os significantes e suas implicações e desdobramentos sociais, sobre o que é saúde para os que atuam na fisioterapia – profissionais, acadêmicos e professores, dentro do espaço do estágio supervisionado, a partir das memórias de quem viveu neste espaço por 8 anos e de revisão da literatura existente sobre este tema. Conscientizar e conscientizar-se sobre os aspectos políticos e relacionais envolvidos na formação dessa área em momento atual da sociedade brasileira e com isso, propõe-se um olhar mais acurado a respeito do sentido de saúde nesse local onde a teoria acadêmica e a prática profissional podem atuar como replicadores, mantenedores ou espaço de transformações sociais.pt
dc.description.abstractReveal what logics are in the move on the supervised internship physical therapist educational process. Relate those (pedagogical logics) with the meanings of health of what is done and understood on this formative context that’s what happened here. That being by dialogue between parts, as proposed by Freire, bringing up the problematization and possible propositions, of wich are the signifiers and their implications and social consequences, about what is health for the ones who act on physiotherapy – professionals, academics and teachers, inside the space of the supervised internship, bringed up from the memories the one who lived in these space during eight years add up with a literature review about these theme. Looking for incresead consciousness for all and over ourselves about politics and relational inside these area on those real moment of brasilian society. With that it is proposed, an acurate sight on behalf of the meaning of health on that space where the academical theory and the professional practice can work as replicators, maintainers or a space of social transformation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEstágiospt_BR
dc.subjectFisioterapeutaspt_BR
dc.subjectPessoal de saúdept_BR
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.titleO que se diz sobre saúde desde a formação em fisioterapiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001094456pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Medicinapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino na Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record