Aprender gaita-ponto : a motivação dos alunos sob a perspectiva da teoria da autodeterminação
View/ Open
Date
2019Advisor
Co-advisor
Academic level
Master
Type
Subject
Abstract in Portuguese
O presente trabalho teve como objetivo geral investigar os elementos motivacionais envolvidos no processo de aprendizagem de alunos, relacionado aos estudos de gaita-ponto, no contexto do projeto Fábrica de Gaiteiros. Como fundamentação teórica baseou-se nos princípios da Teoria da Autodeterminação, elaborada por Edward Deci e Richard Ryan na década de 1970 (DECI; RYAN, 1985, 2000, 2008; RYAN; DECI, 2000). Segundo os autores, essa teoria fornece suporte à proposição de que os seres humanos têm ...
O presente trabalho teve como objetivo geral investigar os elementos motivacionais envolvidos no processo de aprendizagem de alunos, relacionado aos estudos de gaita-ponto, no contexto do projeto Fábrica de Gaiteiros. Como fundamentação teórica baseou-se nos princípios da Teoria da Autodeterminação, elaborada por Edward Deci e Richard Ryan na década de 1970 (DECI; RYAN, 1985, 2000, 2008; RYAN; DECI, 2000). Segundo os autores, essa teoria fornece suporte à proposição de que os seres humanos têm necessidades psicológicas básicas fundamentais atendidas (ou não) em função de seus sensos de competência, de autonomia e de relacionamento percebidos frente ao contexto em que vivem. A metodologia da pesquisa, em uma abordagem qualitativa, utilizou como estratégia de investigação a entrevista semiestruturada. Como critério de escolha dos participantes foram estabelecidos que os alunos deveriam ter de 10 a 15 anos, ter o mínimo de dois anos de permanência na sede do projeto, que acontece no município de Barra do Ribeiro/RS. Os dados foram categorizados a partir das questões de pesquisa e do roteiro, sendo estes analisados sob a perspectiva da Teoria da Autodeterminação. Os resultados mostraram que os estudantes participantes da pesquisa possuíam um perfil autodeterminado para estudar gaita-ponto durante o tempo em que permaneceram no projeto Fábrica de Gaiteiros, sendo que a necessidade psicológica básica de relacionamento mostrou-se como a que mais influenciou na autodeterminação dos alunos. ...
Abstract
The present paper aims at looking into the motivational elements involved in the learning process of students to study the diatonic button accordion, within the context of the project called “Fábrica de Gaiteiros” and has the principles of the selfdetermination theory developed by Edward Deci and Richard Ryan in the 1970s (DECI; RYAN, 1985, 2000, 2008; RYAN; DECI, 2000) as theoretical basis. According to the authors, this theory provides baseline to the thesis that human beings have essential b ...
The present paper aims at looking into the motivational elements involved in the learning process of students to study the diatonic button accordion, within the context of the project called “Fábrica de Gaiteiros” and has the principles of the selfdetermination theory developed by Edward Deci and Richard Ryan in the 1970s (DECI; RYAN, 1985, 2000, 2008; RYAN; DECI, 2000) as theoretical basis. According to the authors, this theory provides baseline to the thesis that human beings have essential basic psychological needs, met (or not) taking into account their senses of competence, autonomy and relatedness perceived according to the context where they live. The research methodology, in a qualitative approach, used the semistructured interview as a strategy of investigation. As choice criteria in the selection of participants, it was stated that students should have been part of the project in the city of Barra do Ribeiro for at least two years and their ages ranging from 10 to 15 years old. Data were categorized based on the research points and script and analyzed under the perspective of the self-determination theory. Results have shown that the students who took part in the research presented a self-determined profile to study the diatonic button accordion during the time they stayed in the project “Fábrica de Gaiteiros” and the basic psychological need of relatedness was shown to be the one that had the greatest influence in the self-determination of the students. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
Collections
-
Music (417)
This item is licensed under a Creative Commons License