Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorPillon, Carolina Bravopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Regio Pierre dapt_BR
dc.contributor.authorAlmeida, Carla Skilhan dept_BR
dc.date.accessioned2019-06-12T02:32:02Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn2236-2207pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/195668pt_BR
dc.description.abstractO aumento da população de idosos implica em Abstract ações específicas para atender as suas necessidades e exigências. Nesse sentido, essa pesquisa visa oferecer suporte teórico e metodológico para o desenvolvimento de jogos digitais que atendam às necessidades dos idosos. Objetivo: estabelecer um conjunto de requisitos de projeto para apoiar o desenvolvimento de jogos digitais que utilizam a interface natural, a partir da perspectiva dos usuários idosos, a fim de contribuir para a melhora na qualidade de vida. Metodologia: trata-se de um estudo de caso realizado durante oito semanas com três idosos frequentadores do projeto de extensão do Centro de Estudos de Lazer e Atividade Física do Idoso (Celari) da Escola de Educação Física (ESEF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Resultados: por meio da aplicação do Desdobramento da Função Qualidade (QFD), foi obtido um conjunto de requisitos de projeto sistematizados de acordo com o grau de importância atribuído pelos usuários idosos. Conclusões: os resultados encontrados nessa pesquisa podem, eventualmente, orientar o desenvolvimento de um jogo digital utilizando a interface natural para os idosos.pt_BR
dc.description.abstractThe increase of the elderly population implies specific actions to meet their needs and preferences. In this context, this paper aims to offer theoretical and methodological support for the development of digital games that meet the needs of the elderly. Objective: establishing a set of design requirements to support the development of digital games using the natural user interface from the perspective of elderly users, in order to improve their life quality. Methodology: a case study performed during eight weeks with three aged people within the extension project of the Center of Studies of Leisure and Physical Activity for the Elderly (Celari) from the School of Physical Education (ESEF) at the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS). Results: through the application of the Quality Function Deployment (QFD), a set of design requirements was structured according to the degree of importance assigned by the elderly users. Conclusion: the results found in this research may guide the development of digital games using the natural user interface for the elderly.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofProjética. Londrina. v.9, n.1 (jan./jun. 2018) p. p. 105-122pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectNatural user interfaceen
dc.subjectIdosopt_BR
dc.subjectDigital gamesen
dc.subjectJogos digitaispt_BR
dc.subjectEnvelhecimentopt_BR
dc.subjectDesign requirementsen
dc.subjectJournalen
dc.subjectResearchen
dc.titleRequisitos de projeto para o desenvolvimento de jogos digitais utilizando a interface natural orientados aos idosospt_BR
dc.title.alternativeDesign requirements for the development of digital games using the natural user interface oriented to the elderly en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001093246pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem