Trajetória escolar de uma egressa da EJA formando-se pedagoga : uma narrativa autobiográfica
Fecha
2018Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
Este trabalho apresenta uma narrativa de cunho autobiográfico, partindo de experiências pessoais e, especificamente, do meu processo de escolarização na infância e na vida adulta. Reflito sobre o fato de ter cursado o Ensino Supletivo e a Educação de Jovens e Adultos, delineando como essa trajetória marcou minha vida pessoal, acadêmica e profissional. A baixa autoestima pela pouca escolaridade e certa inconformidade, me acompanharam ao longo da vida. Tal contexto, compreendo que me levou a toma ...
Este trabalho apresenta uma narrativa de cunho autobiográfico, partindo de experiências pessoais e, especificamente, do meu processo de escolarização na infância e na vida adulta. Reflito sobre o fato de ter cursado o Ensino Supletivo e a Educação de Jovens e Adultos, delineando como essa trajetória marcou minha vida pessoal, acadêmica e profissional. A baixa autoestima pela pouca escolaridade e certa inconformidade, me acompanharam ao longo da vida. Tal contexto, compreendo que me levou a tomar algumas decisões e atitudes que mudariam sobremaneira o que estava “preestabelecido”, culminando na minha entrada no Curso de Pedagogia. O referencial teórico, que deu suporte a estas leituras, tem como principais autores: Josso (2006), Souza (2011) e Saffiotti (2015). Neste trabalho, também relatarei como essa experiência na EJA influenciou o meu fazer docente, partindo das seguintes questões: que professora estou sendo? Que olhar dedicarei aos educandos e à sala de aula? De que maneira essas vivências influenciarão na minha caminhada como docente? Nesta narrativa também constam registros de memória sobre a minha infância, a experiência de estudar em uma escola do interior, tendo que me adaptar em novos contextos. Por fim, compreendo que a narrativa autobiográfica ainda não é vista com a devida relevância na Academia. Ainda é difícil encontrar trabalhos que demonstrem a importância das experiências de vida na formação docente. Entretanto, é possível compreender que o profissional e o pessoal não andam separados, todas as experiências vividas irão nos acompanhar e nos transformar no que somos. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37618)Tesinas Pedagogía (1401)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License