Eu tô lendo graças esse trabalho! reflexões sobre aprendizagens em turma de alfabetização na perspectiva das crianças e suas famílias
Fecha
2018Autor
Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
Esta monografia caracteriza-se por ser um estudo de caso realizado com uma turma de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental em uma escola pública. Para este estudo, foram empreendidas as estratégias metodológicas de grupo focal com os alunos, grupo de conversação com as mães via rede social e análise documental do diário de classe e de produções elaboradas pelos alunos durante o ano letivo. O objetivo da pesquisa é analisar a ação docente desenvolvida nessa turma de alfabetização po ...
Esta monografia caracteriza-se por ser um estudo de caso realizado com uma turma de alfabetização no primeiro ano do ensino fundamental em uma escola pública. Para este estudo, foram empreendidas as estratégias metodológicas de grupo focal com os alunos, grupo de conversação com as mães via rede social e análise documental do diário de classe e de produções elaboradas pelos alunos durante o ano letivo. O objetivo da pesquisa é analisar a ação docente desenvolvida nessa turma de alfabetização por meio da identificação das marcas nas aprendizagens das crianças e da reflexão sobre os sentidos atribuídos por elas na perspectiva dos diferentes autores da prática pedagógica. Os referenciais teóricos utilizados trazem conceitos na área das ciências da natureza, abordados por Eunice Kindel, e da alfabetização, principalmente por meio dos estudos de Magda Soares, Artur Morais, Emília Ferreiro e Ana Teberosky, Luciana Piccoli e Patrícia Camini. Através das análises realizadas, foi possível destacar duas marcas nas aprendizagens discentes, organizadas em dois eixos: os estudos sobre o corpo humano, sendo apresentado o desenvolvimento do projeto didático pedagógico que contribuiu para a atribuição de sentidos pelas crianças nas aprendizagens sobre o corpo humano. No segundo, destinado aos avanços das crianças na alfabetização, são discutidos os níveis de escrita na perspectiva psicogenética, assim como se relacionam as propostas realizadas com foco no desenvolvimento da consciência fonológica aos sentidos atribuídos pelos alunos e, consecutivamente, aos seus avanços na apropriação do sistema de escrita alfabética. Ao final da pesquisa, destaca-se o protagonismo da turma na construção de significados referentes às aprendizagens nas diferentes áreas do conhecimento, em especial, na alfabetização. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Colecciones
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Tesinas de Curso de Grado (36369)Tesinas Pedagogía (1370)
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