Intervenção em senso numérico : uma análise da prática pedagógica
View/ Open
Date
2018Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese
O presente trabalho tem como objetivo analisar os resultados de uma intervenção pedagógica específica em senso numérico em um grupo de quatro crianças com e sem dificuldade de aprendizagem matemática, tendo como base o Teste de Conhecimento Numérico e o Teste de Desempenho Escolar que foram aplicados antes e após as intervenções. Pesquisas apontam o senso numérico como um importante constructo para se pensar a educação matemática. O estudo foi desenvolvido com um grupo de alunos do 4º ano do En ...
O presente trabalho tem como objetivo analisar os resultados de uma intervenção pedagógica específica em senso numérico em um grupo de quatro crianças com e sem dificuldade de aprendizagem matemática, tendo como base o Teste de Conhecimento Numérico e o Teste de Desempenho Escolar que foram aplicados antes e após as intervenções. Pesquisas apontam o senso numérico como um importante constructo para se pensar a educação matemática. O estudo foi desenvolvido com um grupo de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública no município de Porto Alegre. A pesquisa teve como motivação a busca por maior entendimento dos desafios enfrentados no ensino-aprendizagem da matemática no contexto escolar. As propostas de intervenção foram desenvolvidas a partir da utilização de jogos e desafios lógico-matemáticos que permitissem às crianças desenvolver um papel ativo no seu processo de aprendizagem: refletir, avaliar, verbalizar, descentrar, compartilhar, registrar, criar estratégias e comparar resultados. As análises qualitativas dos dados sugerem que as intervenções se mostraram positivas para o desenvolvimento do senso numérico nas crianças, principalmente no aluno com mais dificuldade na matemática. As implicações educacionais da pesquisa são apontadas, dando destaque para a contribuição que propostas deste tipo podem oferecer no sentido de impulsionar a aprendizagem dos alunos com relação à matemática. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License