Materiais diversos e o brincar infantil : oferecimento permanente em turmas de 0 a 3 anos
View/ Open
Date
2018Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese
Este Trabalho de Conclusão de Curso é resultado de uma investigação de caráter qualitativo, empreendida através de observações participativas, entrevista e revisão bibliográfica. O mesmo tem como finalidade analisar a vivência cotidiana com materiais diversos de bebês da Educação Infantil de um colégio de Porto Alegre. Ao longo do trabalho é apresentado o percurso da autora até a chegada do tema atual, os materiais disponibilizados para as crianças, a relação delas com os esses materiais e o es ...
Este Trabalho de Conclusão de Curso é resultado de uma investigação de caráter qualitativo, empreendida através de observações participativas, entrevista e revisão bibliográfica. O mesmo tem como finalidade analisar a vivência cotidiana com materiais diversos de bebês da Educação Infantil de um colégio de Porto Alegre. Ao longo do trabalho é apresentado o percurso da autora até a chegada do tema atual, os materiais disponibilizados para as crianças, a relação delas com os esses materiais e o espaço da sala de aula. Com apoio de diferentes autores como Vigotski, Macedo e Machado fundamenta-se a importância do brincar e desses materiais no cotidiano de uma sala de aula na Educação Infantil. A partir da análise dos estudos empreendidos e dos dados obtidos, ao longo das investigações, o uso cotidiano de materiais diversos aos alunos da referida etapa escolar é apresentado como sinônimo de exploração, brincadeira, diversão e conhecimento. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License