Análise de tela : estratégias pedagógicas para o ensino de jovens em situação de vulnerabilidade social
View/ Open
Date
2018Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese
Durante meu estágio obrigatório da graduação em Pedagogia, fui mobilizada pelo interesse e a necessidade de aprofundar o estudo sobre as dificuldades de aprendizagem ou de estar na escola, que extrapolam as questões de ordem biológica e que são atravessadas por diferentes questões, como as escolares, familiares, econômicas e sociais. Como não seria possível voltar para o ambiente escolar, optei por fazer a análise de filmes que tivessem como cenário central a escola e como personagens principai ...
Durante meu estágio obrigatório da graduação em Pedagogia, fui mobilizada pelo interesse e a necessidade de aprofundar o estudo sobre as dificuldades de aprendizagem ou de estar na escola, que extrapolam as questões de ordem biológica e que são atravessadas por diferentes questões, como as escolares, familiares, econômicas e sociais. Como não seria possível voltar para o ambiente escolar, optei por fazer a análise de filmes que tivessem como cenário central a escola e como personagens principais professores/as e alunos/as. Assim, este Trabalho de Conclusão de Curso teve por objetivo analisar estratégias pedagógicas visibilizadas em filmes para o ensino de jovens em situação de vulnerabilidade social. Buscou compreender de que modo as situações de vulnerabilidade social apresentadas nos filmes ampliam e aprofundam estas dificuldades de aprendizagem. A pergunta central da pesquisa é: que estratégias pedagógicas são visibilizadas em filmes para o ensino de jovens em situação de vulnerabilidade social? Sob a influência da etnografia de tela, foram analisados quatro filmes de diferentes períodos que se centram na relação professor/aluno, geralmente, são relações conflituosa ou problemáticas em função da vulnerabilidade social apresentada pelos estudantes dos filmes. Após a etnografia de tela, foi possível refletir sobre as estratégias pedagógicas utilizadas pelos professores/as com os jovens estudantes dos filmes e pensar em sua viabilidade na realidade educacional. A partir disso, foi possível atentar, também, para as barreiras do sistema educacional, considerando que muitos profissionais que estão dentro das escolas não percebem que as vulnerabilidades, principalmente as sociais, são responsáveis por muitas das dificuldades de aprendizagem, de permanência e de comportamento no ambiente escolar. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License