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dc.contributor.authorVidal, Mário César Rodriguezpt_BR
dc.contributor.authorAlvear, Celsopt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Paulo Antonio Barrospt_BR
dc.contributor.authorBenchekroun, Tahar Hakimpt_BR
dc.date.accessioned2010-04-16T09:10:34Zpt_BR
dc.date.issued2002pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/19544pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho é apresentada uma teoria da atividade cognitiva coletiva em contexto de complexidade, bem como uma metodologia fundamentada para sua modelagem, respectivamente: as situações progressivas de atividade coletiva e a análise sócio-cognitiva de espaços de cooperação proximal. O campo empírico deste estudo foi o o exame gastroenterológico de vídeo-colângiopancreatografia retro-endoscópica (VCPR). A tecnologia médica empregada para este exame complementar e terapêutico foi concebida unicamente para as finalidades hospitalares e vem sendo empregada, também, para a formação dos futuros médicos nesta especialidade. Em consequência, a análise da situação real revela uma série de regulações e ajustes formando um sistema acoplado que pode ser modelado como uma situação progressiva de atividade coletiva. Apresentamos aqui a modelagem do papel dinâmico de cada agente no coletivo, formando uma rede cooperativa de exame-formação. Os achados deste estudo apontam para que a rede coletiva se baseia em interações no subsistema pessoa-pessoa desta realidade sócio-técnica. Algumas orientações visando o desenvolvimento tecnológico rumo a virtualização deste exame, para fins de formação, bem como da correção possível da situação atual de exame-formação complementam o estudo.pt_BR
dc.description.abstractIn this paper we present a cognitive work approach, the proximal cooperation and its related methodological frame, the socio-cognitive analysis, applied in the development of learning devices to physicians´ training, the virtual medicine. The empirical field was the gastroenteritis examination of the papilla. The study was sited in a Brazilian university hospital. The used medical technology was developed taking into account only the clinical point of view, but not considering training perspectives. As a consequence the training process with this device is very poor, requiring the creation of ad-hoc soft joining systems. This joint system can be described as a collective cognition setting. It fulfils the needs of the learning process through a complex establishment. We shall model the the dynamic role of each agent in the collective, forming a cooperative learning network The finddings of this investigation indicate that the cooperative network is based in interactions which are not strongly situated in the people-system interaction that guides the design of actual and virtualised systems, but deeply in the people-people interaction. Hence, we made a set of annotations for future virtual learning devices in virtual medicine, according to those findings. We also establish recommendations upon the correction of the current technology for training, in a corrective perspective of ergonomics.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofAção ergonômica. Rio de Janeiro. Vol. 1, n. 3 (2002), p. 103-130pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectErgonomicsen
dc.subjectErgonomiapt_BR
dc.subjectEndoscopia do sistema digestóriopt_BR
dc.subjectSocio-cognitionen
dc.subjectTrainingen
dc.subjectCapacitação em serviçopt_BR
dc.subjectRacionalização dos serviçospt_BR
dc.subjectPhysicsen
dc.subjectEducação médicapt_BR
dc.subjectComplexityen
dc.titleAtividade coletiva de modelagem durante o treinamento de exame gastroenterológico em um hospital universitário brasileiro : uma análise sócio-cognitivapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000333161pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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