Atributos e motivadores associados à escolha de acessórios protetores para celulares
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2018Author
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Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese
O mercado de smartphones premium, bem como o mercado de acessórios complementares ao seu uso, apresentam grande crescimento nos últimos anos. Neste nicho, os celulares da marca Apple (iPhones) ocupam posição de destaque, sendo objeto de desejo de muitas pessoas. Na linha de acessórios, os itens destinados a proteção dos aparelhos, como capas e películas protetoras, estão entre os itens buscados pelos consumidores. Sendo assim, o presente estudo tem o objetivo de analisar o comportamento de cons ...
O mercado de smartphones premium, bem como o mercado de acessórios complementares ao seu uso, apresentam grande crescimento nos últimos anos. Neste nicho, os celulares da marca Apple (iPhones) ocupam posição de destaque, sendo objeto de desejo de muitas pessoas. Na linha de acessórios, os itens destinados a proteção dos aparelhos, como capas e películas protetoras, estão entre os itens buscados pelos consumidores. Sendo assim, o presente estudo tem o objetivo de analisar o comportamento de consumo em relação aos acessórios protetores, de modo a entender os principais atributos valorizados pelos clientes, bem como suas aprofundar o entendimento sobre suas motivações e atitudes. Propõe-se também identificar como se funciona o processo de decisão dos clientes, bem como as principais influências que atuam nesse processo. Para se atingir os objetivos de pesquisa, primeiro realizou-se uma pesquisa qualitativa com nove consumidores, para aprofundar várias questões relacionadas a comportamento de consumo. Em seguida, foi aplicada uma pesquisa quantitativa, por meio de um questionário online, para validar as preposições geradas na etapa anterior. Em relação às capas protetoras, os resultados apontaram “resistência”, “design” e “bordas reforçadas” como os três atributos com maior média de importância. O estudo também demonstrou que os consumidores não tendem a realizar uma busca prévia por informações antes da compra, e que não sentem que sua escolha é influenciada por terceiros ou mesmo pela marca do produto. Em relação às películas, as entrevistas em profundidade revelaram uma visão utilitária do consumidor em relação a este acessório, através de uma dificuldade de elencar os atributos que esse item pode possuir. Através da pesquisa quantitativa, Através da pesquisa quantitativaos usuários demonstraram grande preferência pelas películas de vidro e evidenciaram insegurança para realizar a instalação do acessório nos seus aparelhos. Por fim, outro resultado foi que variáveis como gênero, idade, modelo do iPhone do respondente e número de acessórios (capas) geraram influência na percepção de importância de determinados atributos estudados. ...
Abstract
Smartphones market, along with accessories for its usage, has been growing greatly during the last years. In this market, Apple cellphones (iPhones) occupy an important position, being much desired for many people. In the accessories market, items designated to protection, such as screen protectors and protective covers, are the most searched by consumers. That being said, this study has the objective to analyze consumer behavior of protective accessories, in order to understand which are the c ...
Smartphones market, along with accessories for its usage, has been growing greatly during the last years. In this market, Apple cellphones (iPhones) occupy an important position, being much desired for many people. In the accessories market, items designated to protection, such as screen protectors and protective covers, are the most searched by consumers. That being said, this study has the objective to analyze consumer behavior of protective accessories, in order to understand which are the characteristics perceived as the most important by consumers. Beyond that, this research has the goal to identify the motivations and attitudes of the consumer, and also understand what influences the decision-making process. To reach the goals of this study, it was firstly conducted a qualitative research to explore the consumer journey and identify new attributes. After that, it was made a quantitative research, through an online survey, to validate the hypothesis generated in the previous phases of the project. Regarding the protective covers, the results showed that “resistance”, “design” and “reinforced borders” were perceived as the three most important attributes. The study also showed that consumers tend to make a previous research before buying the accessories, and also that they do not feel influenced by other people or even the brand to choose the product. About the screen protectors, the interviews showed an utilitarian attitude of consumers towards this accessory. Through the quantitative research, users showed preference for screen protectors made with glass, and exposed their insecurity to apply the accessory in their smartphone. Finally, other conclusion was that variables like gender, age, model of iPhone and number of protective covers influenced the importance scale about the attributes studied. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
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