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dc.contributor.advisorSantos, Cristiane Pizzutti dospt_BR
dc.contributor.authorSauer, Luís Ernesto Calvipt_BR
dc.date.accessioned2019-06-04T02:36:49Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/195013pt_BR
dc.description.abstractAs corridas de rua podem ser compreendidas como uma das formas mais simplificadas de se praticar o exercício físico. Estudos em marketing e comportamento do consumidor têm sido realizados em campos empíricos que permitam compreender fenômenos complexos relevantes da vida social, tal como a relação entre a prática da corrida e consumo de produtos e serviços. Tendo isso em vista, esta pesquisa, que contou com 427 respondentes no Brasil, teve como objetivo compreender como a prática da corrida impacta nos hábitos de vida e no consumo dos corredores amadores, bem como identificar os principais fatores motivacionais à prática da corrida. Além disso, foi verificado junto aos corredores os principais produtos consumidos e serviços utilizados relacionados a prática da corrida. Para tanto, o presente estudo utilizou metodologias qualitativas e quantitativas para atingir os objetivos traçados. Apesar de a corrida ser associada a “sofrimento” antes dos participantes começarem a correr, os resultados apontam que a corrida modificou significativamente o modo de viver das pessoas, bem como a forma como elas percebem a corrida atualmente. Dentre essas modificações foram apontados: maior felicidade, criação de novos relacionamentos, controle do estresse, diminuição de peso, alimentação mais saudável, sensação de liberdade, maior contato com a natureza, alívio das tensões diárias e mudanças no modo como são percebidos pelos outros após começar a correr. Alguns itens de consumo como o tênis de corrida, as provas de corrida, os grupos de corrida, peças de vestuário e os relógios, foram apontados pelos corredores como imprescindíveis para a prática da corrida. Concluímos que os corredores praticam a corrida de rua com o intuito de melhorar a saúde física e mental, praticando a atividade principalmente em ruas, parques e academias. Além disso, também foi indicado a possibilidade de que a prática da corrida apresentar significativo impacto no consumo dos corredores amadores.pt
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectAtividade físicapt_BR
dc.titleO impacto da prática da corrida no comportamento de consumo dos corredores amadorespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001091279pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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