Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAntonello, Cláudia Simonept_BR
dc.contributor.authorNunes, Jéssica Simonpt_BR
dc.date.accessioned2019-06-04T02:36:39Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/195000pt_BR
dc.description.abstractPara empresas de grande porte se destacarem no mercado, dentro outros aspectos fazem-se necessário capacitarem seus funcionários e, desta forma, garantirem um diferencial perante a concorrência. Pensando nisso, o presente estudo objetivou conhecer como as organizações do setor de TI dão suporte organizacional para a eficiência do plano de desenvolvimento de seus funcionários da área comercial. Para alcançar os objetivos foram realizadas entrevistas presenciais com onze pessoas da área comercial, de quatro diferentes níveis hierárquicos. O método utilizado para elaboração do estudo foi abordagem qualitativa. Através da análise dos resultados foi possível compreender o plano de desenvolvimento da organização em questão, identificar a percepção dos pesquisados acerca dos programas de TD&E, identificar os aspectos do suporte organizacional que são percebidos pelos pesquisados e identificar os pontos que facilitam ou obstaculizam o suporte organizacional ao treinamento e desenvolvimento dos pesquisados. Ao final, foi possível verificar que apesar desta empresa de TI estar entre as melhores para se trabalhar e lidar com alto nível de tecnologia, há processos que devem ser revistos visando a melhor performance do time comercial.pt
dc.description.abstractFor large companies to stand out in the market, it is necessary to capacitate their employees and, this way, insure a different potential towards their mainly competitors. The present academic study objectifies to know how IT companies hand organizational support to achieve the best performance of the development plan of each commercial employee. To achieve my objectives I realized in attendance interviews with eleven persons from commercial area, from four different hierarchical levels. The method used to prepare this study was a qualitative approach. Through results analysis was possible to know about the development plan from the company studied in this academic project, identify the researched people perception about the TD&E programs, identify organizational support aspects that are perceived for the researched people and identify the points that facilitate and interfere the training and development from the employees. In the end, was possible to verify even though this studied company is one of the best companies to work and deal with high technology level, there are some process that must be revised to aim the best performance for the commercial team.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectOrganizational Supporten
dc.subjectTreinamento de pessoalpt_BR
dc.subjectGestão de pessoaspt_BR
dc.subjectDevelopment and Educationen
dc.subjectTrainingen
dc.subjectCapacitação profissionalpt_BR
dc.subjectDevelopmenten
dc.titleO papel do suporte organizacional no plano de desenvolvimento dos funcionários da área comercial de uma empresa no setor de TIpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001094164pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples