Inserção de Khan Academy nas aulas de matemática do 9º ano ensino fundamental : um estudo de caso
View/ Open
Date
2019Author
Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese
O trabalho tem como objetivo explorar a informatização na escola, inserindo recursos de informática nas aulas de matemática do ensino fundamental, aplicação e análise dos resultados. Buscando compreender as contribuições da inclusão de ferramentas tecnológicas na prática pedagógica a partir do uso dos alunos do 9º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Professor Américo Braga. A utilização do Khan Academy, como ferramenta on-line auxiliando a aprendizagem dos alunos com lições curtas e na forma ...
O trabalho tem como objetivo explorar a informatização na escola, inserindo recursos de informática nas aulas de matemática do ensino fundamental, aplicação e análise dos resultados. Buscando compreender as contribuições da inclusão de ferramentas tecnológicas na prática pedagógica a partir do uso dos alunos do 9º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Professor Américo Braga. A utilização do Khan Academy, como ferramenta on-line auxiliando a aprendizagem dos alunos com lições curtas e na forma de vídeos do YouTube . Essa ferramenta também inclui exercícios práticos e complementares além de materiais para aprofundar os conhecimentos. Conhecendo-se a dificuldade de aprendizagem de matemática, a utilização dos recursos tecnológicos tem como objetivo conquistar os alunos através de aplicativos, tornando as atividades atrativas e assim despertando o interesse para aprendizagem e melhores resultados. A utilização do Khan Academy foi aliada a modalidade sala de aula invertida, que possibilita que o aluno participe ativamente do processo de aprendizagem tanto em sala de aula, como fora. Durante o período de observação da turma em questão, foram construídas as habilidades de desenvolvimento do pensamento lógico, da coordenação motora, da curiosidade, da criatividade, a comunicação, a interação social e do senso crítico. Os resultados obtidos durante o estudo de caso indicaram uma melhora nas notas e na motivação dos alunos. ...
Abstract
This work aims to explore the effects of computer resources insertion on elementary school. Mainly in mathematics classes. The results will be analyzed seeking to understand the contributions of the inclusion of technological tools in pedagogical practice from the use of the students of the 9th grade year of the High School Professor Américo Braga. This school is provided by Rio Grande do Sul State. The use of the Khan Academy as an online tool helping learners with short lessons and in the for ...
This work aims to explore the effects of computer resources insertion on elementary school. Mainly in mathematics classes. The results will be analyzed seeking to understand the contributions of the inclusion of technological tools in pedagogical practice from the use of the students of the 9th grade year of the High School Professor Américo Braga. This school is provided by Rio Grande do Sul State. The use of the Khan Academy as an online tool helping learners with short lessons and in the form of YouTube videos. This tool also includes practical and complementary exercises in addition to materials to deepen the knowledge. Knowing the great difficulty of learning mathematics by students, the use of technological resources as an auxiliary tool to the teacher aims to conquer students through applications, making the activities attractive and thus arousing students' interest for learning and better results. Khan Academy was used with inverted classroom model provide the students skills to take care of their own learning process in the classroom at home too. During the observation period of the class in question, the developmental skills of logical thinking, motor coordination, curiosity, creativity, communication, social interaction also critical sense. were built. The results of this study shows that students increased their grades and inspiration to study ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Universidade Aberta do Brasil. Curso de Especialização em Informática Instrumental para Professores do Ensino Fundamental.
Collections
-
Exact and Earth Sciences (291)
This item is licensed under a Creative Commons License