Show simple item record

dc.contributor.advisorZen, Aurora Carneiropt_BR
dc.contributor.authorNunes, Vinícius Schreiberpt_BR
dc.date.accessioned2019-06-01T02:39:57Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/194941pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo analisar o processo de implantação dos programas de educação empreendedora no ensino fundamental e médio em Porto Alegre e Região Metropolitana, buscando entender sobre a criação, principais fatores da implementação e sobre os diferentes pontos de vistas dos agentes envolvidos nos programas. Para atingir os objetivos estabelecidos foi utilizado o método de estudo de múltiplos casos, sendo os dados coletados através de entrevistas em profundidade aplicadas com os atores envolvidos nos programas da Júnior Achievement e Escola Convexo instalados em Porto Alegre (Rio Grande do Sul). A análise dos resultados foi realizada de forma qualitativa e descritiva, comparando as respostas dos entrevista-dos e a sinergia com a teoria revisada. Através da pesquisa e análise verificou-se que os programas possuem diferenças na forma de atuação, mas que ambos realizam um trabalho relevante para o desenvolvimento das pessoas e das comunidades onde atuam, alcançando seus objetivos como programa. Além disso foram observados os pontos fortes e fracos de cada um dos casos estudados, havendo ainda sugestões de melhorias. O estudo contribuiu para a literatura a partir do entendimento profundo do funcionamento de cada um dos programas, permitindo novas pesquisas com teor quantitativo a partir da análise realizada no presente trabalho.pt
dc.description.abstractThe present study aims to analyze the implementation process of entrepreneurship education programs in primary and secondary education in Porto Alegre and Metro-politan Region, seeking to understand the creation, main implementation factors and the different points of view of the agents involved in the programs. In order to reach the established objectives, the multiple case study method was used, and data were collected through in-depth interviews with the actors involved in the programs Junior Achievement and Escola Convexo in Porto Alegre (Rio Grande do Sul). The analysis of the results was carried out in a qualitative and descriptive way, comparing the re-spondents' responses and the synergy with the revised theory. Through the research and analysis it was verified that the programs have differences in the way of acting, but that both perform a very important work for the development of the people and the communities where they work, reaching their own objectives. In addition, the strengths and weaknesses of each of the cases studied were observed, and there were sugges-tions for improvements. The study contributed to the literature from the deep under-standing of the operation of each of the programs, allowing new research with a quan-titative content based on the analysis performed in the present work.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectEntrepreneurshipen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectImplementation Reviewen
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectProgram Managementen
dc.subjectEntrepreneurial Educationen
dc.subjectSocial Impact Entrepreneurshipen
dc.titleImplementação de programas de educação empreendedora em escolas de Porto Alegre e região metropolitanapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001091717pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record