O uso do scratch no ensino fundamental anos iniciais
Fecha
2019Autor
Nivel académico
Especialización
Resumo
Este trabalho apresenta uma análise sobre o uso da linguagem de programação utilizando a plataforma Scratch com alunos do quarto ano do Ensino Fundamental. Tem como objetivo abordar a importância da programação como forma de uma educação ativa, criativa, baseada no protagonismo. Mostra como a programação pode ser usada como uma ferramenta para a interdisciplinaridade na escola. O Scratch foi determinante por sua funcionalidade e adequação à faixa etária, por apresentar muitas possibilidades no ...
Este trabalho apresenta uma análise sobre o uso da linguagem de programação utilizando a plataforma Scratch com alunos do quarto ano do Ensino Fundamental. Tem como objetivo abordar a importância da programação como forma de uma educação ativa, criativa, baseada no protagonismo. Mostra como a programação pode ser usada como uma ferramenta para a interdisciplinaridade na escola. O Scratch foi determinante por sua funcionalidade e adequação à faixa etária, por apresentar muitas possibilidades no desenvolvimento cognitivo; raciocinar, tomar decisões, analisar os erros, aprender a fazer e elaborar hipóteses para buscar soluções. Este trabalho apresenta a plataforma desenvolvida, assim como a experiência adquirida até o momento. De forma geral, pode-se notar que o Scratch permitiu desenvolver o pensamento computacional, assim como possibilitou a inclusão digital. A aplicação da plataforma com estes alunos alcançou os objetivos propostos e confirmou a possibilidade de desenvolver a construção do pensamento e a eficácia do uso do Scracht nas aulas de informática educativa, bem como em outras disciplinas. ...
Abstract
This study displays an analysis on the use of programming language using the platform Scratch with fourth year elementary students. It aims to address the importance of programming as a way of active and creative learning, based on the leading role. It demonstrates how programming can be used as a tool for interdisciplinary at school. Scratch was chosen for its functionality and suitability to the age group, due to presenting various possibilities in cognitive development; to reason in logical ...
This study displays an analysis on the use of programming language using the platform Scratch with fourth year elementary students. It aims to address the importance of programming as a way of active and creative learning, based on the leading role. It demonstrates how programming can be used as a tool for interdisciplinary at school. Scratch was chosen for its functionality and suitability to the age group, due to presenting various possibilities in cognitive development; to reason in logical manner, to make decisions, to analyze errors, learn to make, elaborate hypotheses to find solutions. This study showcases the developed digital platform, as well as the experience acquired up to the moment. In a general sense, it is noted that Scratch allowed the development of computational thinking, just as it enabled digital inclusion. The application of the platform with these students reached the proposed objectives and confirmed the possibility of developing the construction of thought and the effectiveness of Scratch in educational computer classes as well as in other disciplines. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Universidade Aberta do Brasil. Curso de Especialização em Informática Instrumental para Professores do Ensino Fundamental.
Colecciones
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