Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorCallegaro-de-Menezes, Danielapt_BR
dc.contributor.authorLeal Junior, Ronaldo Luiz Souzapt_BR
dc.date.accessioned2019-06-01T02:39:49Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/194927pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo estabelecer as motivações que levam os torcedores a comprar repetidamente camisas oficiais de clubes de futebol. Como fundamentação para a pesquisa, foram estudados hábitos de consumo, lealdade e motivação para a compra, sempre de forma relacionada ao futebol, seus torcedores e à camisa oficial do clube. Para tanto, a metodologia utilizada partiu da realização de uma pesquisa quantitativa através de um questionário, que obteve 123 respostas. Os resultados mostraram, independente do clube para qual torce, seja Grêmio ou Internacional, que o torcedor é leal e essa lealdade é representada na forma de compra de produtos oficiais do clube, sendo o principal deles a camisa oficial. Assim, a grande maioria já realizou a compra de alguma camisa oficial de seu time e mais da metade deles pretende comprar um novo modelo em um prazo inferior a um ano. Foi possível perceber que, quanto mais leal este torcedor for, maior será sua motivação para a compra de produtos oficiais relacionados ao clube e, consequentemente à camisa oficial.pt
dc.description.abstractThis study aims to establish the motivations that encourage supporters to buy official football club jerseys repeatedly. As reasons for the research, habits of consumption, loyalty and motivation to buy were studied, always in a way related to football, its fans and the club's official jersey. Therefore, the methodology used was based on a quantitative survey through a questionnaire, which obtained 123 responses. The results showed that, regardless of which club, whether it is Grêmio or Internacional, that the supporter is loyal and this loyalty is represented in the way of buying the official products of the club, the main one the official jersey. So the vast majority have already purchased some club's official jersey and more than half of them intend to buy a new model in less than a year. It was possible to realize that the more loyal this fan is, greater will be his motivation for purchase official products related to the club and, consequently, the official shirt.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectLoyaltyen
dc.subjectDecisão de comprapt_BR
dc.subjectFootball supporteren
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectMotivation to buyen
dc.subjectClube de futebolpt_BR
dc.titleAs motivações dos torcedores para repetidas compras de camisas oficiais de clubes de futebolpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001091803pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem