Dificuldades de gestão em OSC : análise das dificuldades para implementação das práticas de gestão do projeto Educando para a Transparência
Fecha
2018Autor
Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
A necessidade de aprimoramento da gestão de Organizações da Sociedade Civil (OSC) tem sido objeto de crescente preocupação nos últimos anos. Em Porto Alegre, uma Organização Não-Governamental conhecida como Parceiros voluntários executa um projeto conhecido como Educando para a Transparência, que busca capacitar gestores de OSC acerca dos princípios de transparência e prestação de contas em suas organizações. No entanto, mesmo após concluída a capacitação, algumas organizações enfrentam dificul ...
A necessidade de aprimoramento da gestão de Organizações da Sociedade Civil (OSC) tem sido objeto de crescente preocupação nos últimos anos. Em Porto Alegre, uma Organização Não-Governamental conhecida como Parceiros voluntários executa um projeto conhecido como Educando para a Transparência, que busca capacitar gestores de OSC acerca dos princípios de transparência e prestação de contas em suas organizações. No entanto, mesmo após concluída a capacitação, algumas organizações enfrentam dificuldades para implementar as práticas de gestão ensinadas. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi identificar quais dificuldades relacionadas ao projeto e as OSC apresentam-se como barreiras para a implementação das práticas de gestão aprendidas no projeto. A metodologia utilizada baseou-se em pesquisas bibliográfica e documental, observação simples, entrevistas informais e aplicação de um questionário. Foi realizada uma análise interpretativa dos dados obtidos com o questionário e contrastados com os demais métodos utilizados, a fim de verificar os pressupostos pré-estabelecidos por meio da análise documental de potenciais dificuldades. Os resultados mostraram que existem duas barreiras relacionadas ao próprio projeto e quatro relacionadas às OSC, para as quais foram sugeridas estratégias de superação. Este trabalho então promoveu o desenvolvimento de conhecimento científico para um tema cujo referencial teórico é escasso e fragmentado, e também permitiu a sua aplicação para melhoria do projeto Educando para a Transparência e para o aprimoramento da gestão das OSC que enfrentam dificuldades de gestão. ...
Abstract
The necessity to improve the management of Civil Society Organizations (CSOs) has been a subject of increasing concern in recent years. In Porto Alegre, a Non-Governmental Organization known as Parceiros Voluntários (Volunteer Partners) performs a project known as Educando para a Transparência (Educating for Transparency), which seeks to empower CSO managers on the principles of transparency and accountability in their organizations. However, even after training is completed, some organizations ...
The necessity to improve the management of Civil Society Organizations (CSOs) has been a subject of increasing concern in recent years. In Porto Alegre, a Non-Governmental Organization known as Parceiros Voluntários (Volunteer Partners) performs a project known as Educando para a Transparência (Educating for Transparency), which seeks to empower CSO managers on the principles of transparency and accountability in their organizations. However, even after training is completed, some organizations face difficulties in implementing the management practices taught. Thus, the objective of this research paper was to identify which difficulties related to the project and the CSOs present themselves as barriers to the implementation of the management practices learned in the project. The methodology used was based on bibliographical and documentary research, simple observation, informal interviews and application of a questionnaire. An interpretative analysis of the data obtained with the questionnaire was performed and contrasted with the other methods used, in order to verify the pre-established suppositions by means of documentary analysis of potential difficulties. The results showed that there are two barriers related to the project and four related to the CSOs, for which strategies of overcoming were suggested. This work then promoted the development of scientific knowledge for a topic whose theoretical reference is scarce and fragmented, and allowed its application for improve the project Educating for Transparency and for improvement of the management of CSOs facing management difficulties. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37015)Tesinas Administración (3134)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License