Ensinar com tecnologia : a responsabilidade do professor frente às mudanças necessárias na escola
View/ Open
Date
2019Author
Advisor
Academic level
Specialization
Abstract in Portuguese
Esse trabalho tem como objetivo analisar algumas atividades com tecnologias propostas por professores do ensino fundamental e determinar o quanto essas atividades modificam as relações dentro da sala de aula e o comportamento dos alunos. Para sua realização foram utilizados os estudos de Araujo e Yoshida (2009), Caetano e Nascimento (2017), Camas et al (2013), Moran (2000), Ronsani e Zanella (2014) e Schalch e Melo (2015), entre outros. A parte empírica foi realizada na Escola Municipal de Ensi ...
Esse trabalho tem como objetivo analisar algumas atividades com tecnologias propostas por professores do ensino fundamental e determinar o quanto essas atividades modificam as relações dentro da sala de aula e o comportamento dos alunos. Para sua realização foram utilizados os estudos de Araujo e Yoshida (2009), Caetano e Nascimento (2017), Camas et al (2013), Moran (2000), Ronsani e Zanella (2014) e Schalch e Melo (2015), entre outros. A parte empírica foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Luciana de Abreu, localizada no município de Viamão/RS. Os dados foram obtidos a partir de dois questionários aplicados aos professores da escola e um questionário aos alunos dos 8º e 9º anos. A análise do material mostrou que a EMEF Luciana de Abreu possui muitos professores que estão dispostos a desenvolver novos ambientes de aprendizagem com seus alunos, mas que poucos conseguem efetivamente criar atividades que envolvam objetivos bem definidos, sejam desenvolvidas de forma a criar novas habilidades nos alunos e sejam avaliadas de forma não tradicional. O estudo mostra a responsabilidade que o professor possui em relação ao ensino com tecnologias. ...
Abstract
This work aimed to analyze some activities with technologies proposed by elementary school teachers and to determine how these activities modify the relationships within the classroom and the behavior of the students. In order to do so, we used the studies of Araujo and Yoshida (2009), Caetano and Nascimento (2017), Camas et al (2013), Moran (2000), Ronsani and Zanella (2014) and Schalch e Melo . The empirical part was held at Luciana de Abreu Municipal School of Primary Education, located in t ...
This work aimed to analyze some activities with technologies proposed by elementary school teachers and to determine how these activities modify the relationships within the classroom and the behavior of the students. In order to do so, we used the studies of Araujo and Yoshida (2009), Caetano and Nascimento (2017), Camas et al (2013), Moran (2000), Ronsani and Zanella (2014) and Schalch e Melo . The empirical part was held at Luciana de Abreu Municipal School of Primary Education, located in the municipality of Viamão / RS. For the data collection was carried out with the application of two questionnaires to the teachers of the school and a questionnaire to the students of the 8th and 9th years. The analysis of the material showed that EMEF Luciana de Abreu has many teachers who are willing to develop new learning environments with their students, but few can effectively create activities that involve well defined goals, be developed in order to create new skills in students and are evaluated in a non-traditional way. The study shows the responsibility that the teacher has in relation to teaching with technologies. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Universidade Aberta do Brasil. Curso de Especialização em Informática Instrumental para Professores do Ensino Fundamental.
Collections
-
Exact and Earth Sciences (291)
This item is licensed under a Creative Commons License