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dc.contributor.advisorMartins, Ana Taispt_BR
dc.contributor.authorLohmann, Renatapt_BR
dc.date.accessioned2019-06-01T02:39:24Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/194866pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho se situa na fronteira das áreas de Comunicação, memética e estudos do imaginário. Temos como pressuposto a existência de um imaginário comunicacional, em que o homem contemporâneo é pautado por suas habilidades nas redes sociais, pela exigência da publicização do privado, a obsessividade da partilha da intimidade e a da exorbitante quantidade de imagens. Considerando os memes como um fenômeno significativo desse imaginário comunicacional, buscamos compreender a dinâmica e o trajeto dos memes em meio à essa pletora de imagens. A partir do conceito de iconofagia, tratamos da multiplicação exacerbada das imagens e do trajeto dos memes partindo de um ambiente marginalizado até se encontrar integrado aos papéis sociais e a um nível racional de pensamento. A partir do conceito de mito e sua função como ingrediente vital da civilização humana, discutimos a figura do troll em relação à noção do titanismo, fazendo as conexões entre os traços dessas figuras mitológicas e o homem contemporâneo. A partir das teorias sobre o humor, e do viés do imaginário, veremos a importância da função lúdica e seu papel ao assegurar uma catarse nas transições entre o mundo interior e exterior Além da pesquisa bibliográfica, nos utilizamos de casos exemplares e da mitodologia para buscar as imagens simbólicas recorrentes e os regimes do imaginário que guiam a produção e compartilhamento dos memes e suas constelações de imagens. A partir das formas de criar e compartilhas memes e de casos exemplares, descobrimos que essa miríade de imagens é guiada pelos simbolismos teriomórficos e que é através do Regime Diurno do imaginário que o homem pega em armas, e enfrenta as tenebrosas faces do tempo pela hipérbole e pelo exagero.pt_BR
dc.description.abstractThis work is located at the border of the areas of Communication, memetics and imaginary studies. We have as presupposition the existence of a communicational imaginary, in which the contemporary man is ruled by his abilities in social networks, by the demand of the publicity of the private, the obsessiveness of the sharing of the intimacy and the exorbitant amount of images. Considering memes as a significant phenomenon of this communicational imaginary, we seek to understand the dynamics and path of memes in the midst of this plethora of images. From the concept of “iconofagia”, we deal with the exacerbated multiplication of the images and the path of memes starting from a marginalized environment until it is integrated to the social roles and to a rational level of thought. From the concept of myth and its function as a vital ingredient of human civilization, we discuss the troll figure in relation to the notion of titanism, making the connections between the traits of these mythological figures and the contemporary man. From the theories about humor and the bias of the imaginary, we will see the importance of the playful function and its role in ensuring a catharsis in the transitions between the inner and outer world. In addition to bibliographical research, we use exemplary cases and mitodology to search recurrent symbolic images and imaginary regimes that guide the production and sharing of memes and their constellations of images. From the ways of creating and sharing memes and exemplary cases, we find that this myriad of images is guided by teriomorphic symbolism and that it is through the Daytime Regime of the imaginary that man takes up arms and faces the dark faces of time by hyperbole and by exaggeration.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectMemespt_BR
dc.subjectMemesen
dc.subjectImagináriopt_BR
dc.subjectImageen
dc.subjectImaginaryen
dc.titleManda memes : dinâmicas e trajetos de imagenspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001094722pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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