Repensando o esporte na educação física escolar a partir de Cagigal
Fecha
2001Otro título
Rethinking the sport in the school physical education program based on cagigal
Resumo
Este artigo busca caracterizar um esporte para a Educação Física escolar fundamentando-se na compreensão de esporte-prática de Cagigal. Estabeleceu-se quatro princípios fundamentais: princípio cinestésico, pois o esporte é uma atividade predominantemente física; princípio lúdico, pois o esporte, antes de tudo, é um jogo; princípio agonístico, porque não há como negar a competição, e o princípio ético, que oferece valores norteadores para a conduta de quem pratica esporte. Acredita-se que o espo ...
Este artigo busca caracterizar um esporte para a Educação Física escolar fundamentando-se na compreensão de esporte-prática de Cagigal. Estabeleceu-se quatro princípios fundamentais: princípio cinestésico, pois o esporte é uma atividade predominantemente física; princípio lúdico, pois o esporte, antes de tudo, é um jogo; princípio agonístico, porque não há como negar a competição, e o princípio ético, que oferece valores norteadores para a conduta de quem pratica esporte. Acredita-se que o esporte-prática é uma tentativa de fornecer aos profissionais de Educação Física uma visão de esporte que contribua na formação dos alunos, ensinandoos a viverem em harmonia consigo mesmos e com a sociedade. ...
Abstract
This article proposes characterize a sport for the school Physical Education based in the understanding of sport-practice ofCagigal.We settled down four fundamental principies: kinesthetic principie, because the sport is predominantly a physical activity; ludicrus principie, because the sport before everything is a game; agonistic principle, because there is no way to deny the competition and, the ethical principie, that offers values for the conduct ofwho practices sport. The sport-practice is ...
This article proposes characterize a sport for the school Physical Education based in the understanding of sport-practice ofCagigal.We settled down four fundamental principies: kinesthetic principie, because the sport is predominantly a physical activity; ludicrus principie, because the sport before everything is a game; agonistic principle, because there is no way to deny the competition and, the ethical principie, that offers values for the conduct ofwho practices sport. The sport-practice is an attempt o fsupplying to the professionals of Physical Education a sport vision that could contribute in the pupils' formation, teaching them to live in harmony with themselves and in society. ...
En
Movimento. Porto Alegre. Vol. 7, n. 14 (2001), p. 28-36
Origen
Nacional
Colecciones
-
Artículos de Periódicos (40361)Ciencias de la Salud (10795)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License