Na distensão da experiência : a pintura como zona de aporte
Fecha
2016Nivel académico
Doctorado
Tipo
Materia
Resumo
Esta investigação teórico-poética tem como escopo o cruzamento de procedimentos na construção do campo pictórico, através de processos que envolvem a experiência em um território específico e sua distensão através da fotografia e do contato entre superfícies. Aponta questionamentos sobre a natureza da pintura e da fotografia em operações nas quais a indeterminação de suas fronteiras é potencializada por experiências em margens de rios e oceanos. Conceitos como distensão, margem e campo pictóric ...
Esta investigação teórico-poética tem como escopo o cruzamento de procedimentos na construção do campo pictórico, através de processos que envolvem a experiência em um território específico e sua distensão através da fotografia e do contato entre superfícies. Aponta questionamentos sobre a natureza da pintura e da fotografia em operações nas quais a indeterminação de suas fronteiras é potencializada por experiências em margens de rios e oceanos. Conceitos como distensão, margem e campo pictórico são aqui articulados para expandir o olhar sobre a pintura e a imagem fotográfica, impregnadas mutuamente pelo local da experiência. ...
Abstract
The scope of the present theoretical-poetic investigation is to cross proceedings in the pictorial field construction, by means of processes that involve experience in a specifical territory, and its distension through photography and a contact between surfaces. It points to questionings about the nature of painting and of photography in which the borders indetermination is enhanced by experiences in rivers and oceans margins. Concepts such as distension, border and pictorial field are, herewit ...
The scope of the present theoretical-poetic investigation is to cross proceedings in the pictorial field construction, by means of processes that involve experience in a specifical territory, and its distension through photography and a contact between surfaces. It points to questionings about the nature of painting and of photography in which the borders indetermination is enhanced by experiences in rivers and oceans margins. Concepts such as distension, border and pictorial field are, herewith, articulated to expand the view over painting and photographic image, mutually impregnated by the site where the experiences took place. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.
Colecciones
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Lingüística, Letras y Artes (2895)Artes Visuales (476)
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