Comportamento do consumidor : análise das preferências quanto aos canais de distribuição no mercado de produtos orgânicos em Porto Alegre
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Data
2018Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise dos atributos mais valorizados pelos consumidores de produtos orgânicos de Porto Alegre quanto à sua distribuição e como isso influenciava seu processo decisório de compra. Essas análises foram feitas com base nos referenciais teóricos de marketing sobre comportamento do consumidor, processo de decisão de compra e os fatores que influenciam a decisão de compra, além de estudos e artigos sobre consumo de produtos orgânicos. As informações f ...
O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise dos atributos mais valorizados pelos consumidores de produtos orgânicos de Porto Alegre quanto à sua distribuição e como isso influenciava seu processo decisório de compra. Essas análises foram feitas com base nos referenciais teóricos de marketing sobre comportamento do consumidor, processo de decisão de compra e os fatores que influenciam a decisão de compra, além de estudos e artigos sobre consumo de produtos orgânicos. As informações foram colhidas a partir de um questionário quantitativo aplicado de forma virtual e respondido exclusivamente por pessoas que residem em Porto Alegre. Os dados levantados confirmaram o padrão de perfil de consumidores de produtos orgânicos encontrado em outros estudos. Na sua maioria formado por adultos acima de 30 anos com ensino superior completo e renda salarial acima de 10 salários mínimos. O meio de distribuição mais utilizado é a rede de varejo (supermercados), devido a facilidade do ponto de venda, mas quase empatado com as feiras ecológicas. Apesar disso, foi constatada a preferência muito saliente e o desejo de adquirir esses produtos nas feiras. O principal atributo para a escolha dos produtos orgânicos é o seu benefício à saúde. Ao analisarmos as respostas das pessoas que não consomem produtos orgânicos o principal fator encontrado foi o preço elevado, seguido pela dificuldade de ir às feiras orgânicas (dias específicos e distância da residência). Essas pessoas responderam, em sua maioria, que prefeririam adquirir os produtos orgânicos nos supermercados ou em mercados de bairro, ao contrário das pessoas que costumam consumi-los. ...
Abstract
This study aims to analyze the attributes most valued by consumers of organic products in Porto Alegre as to their distribution and how this influenced their purchasing decision process. These analyzes were made based on the theoretical reference of marketing on consumer behavior, decision-making process and the factors that influence the purchase decision, as well as studies and articles on consumption of organic products. The information was collected from a quantitative questionnaire applied ...
This study aims to analyze the attributes most valued by consumers of organic products in Porto Alegre as to their distribution and how this influenced their purchasing decision process. These analyzes were made based on the theoretical reference of marketing on consumer behavior, decision-making process and the factors that influence the purchase decision, as well as studies and articles on consumption of organic products. The information was collected from a quantitative questionnaire applied on a virtual basis and answered exclusively by people residing in Porto Alegre. The data collected confirmed the pattern of consumer profile of organic products found in other studies. Most of them are adults over 30 with full higher education and salary income above 10 minimum wages. The most popular means of distribution is the retailer (supermarkets), due to the ease of the point of sale, but almost tied with the ecological fairs. Despite this, it was observed the very strong preference and the desire to buy these products at the fairs. The main attribute for the choice of organic products is their health benefit. When analyzing the answers of people who do not consume organic products the main factor found was the high price, followed by the difficulty of going to organic fairs (specific days and distance from home). These people mostly replied that they would prefer to buy organic products in supermarkets or in neighborhood markets, unlike the people who usually consume them. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
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TCC Administração (3140)
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