Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorReichert, Fernanda Macielpt_BR
dc.contributor.authorSchulze, Otávio Sulzbachpt_BR
dc.date.accessioned2019-06-01T02:38:55Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/194837pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho foi elaborado com o intuito de identificar os principais motivadores na criação de programas de Corporate Venture, bem como os principais resultados esperados no relacionamento entre corporações e startups. Num cenário de competição acirrada entre grandes empresas do mercado nacional, a inovação se apresenta como a solução para a diferenciação e alcance de vantagens competitivas para negócios dos mais variados segmentos. Dentre os diferentes métodos e instrumentos para trazer a inovação para dentro da realidade de empresas tradicionais, surgem os Corporate Ventures como forma de estreitar as relações de gigantes do mercado com negócios emergentes. Para cumprir com os objetivos propostos no trabalho, foram realizadas entrevistas, seguidas de análises, com gestores de programas de Corporate Venture e com especialistas de mercado que já estiveram em contato com iniciativas como esta. Os resultados apontam uma relação entre a estratégia de longo prazo da corporação com a elaboração dos programas, tendo como principal objetivo a adaptação da empresa frente às mudanças que o futuro do mercado demanda. Foram identificados, também, benefícios com relação às capacidades de inovação das empresas (i.e., capacidade comercial, de gestão, de operação e de desenvolvimento). Por fim, foi percebida ampla satisfação em relação ao andamento do projeto e ao atingimento de expectativas iniciais.pt
dc.description.abstractThis work aims to identify the main drivers in the Corporate Venture creation, as well as the main expected results when connecting corporations and startups. In a competitive scenario for big businesses in the national market, innovation is a viable solution for differentiation and achieving competitive leverage for businesses from all segments. From different methods and instruments used to bring innovation into corporations’ realities, Corporate Ventures emerge as a way of building relationships between large corporations and emerging businesses. With the goal of achieving the objectives of this research, corporate venture managers and market specialists were submitted to interviews, followed by data analysis. Results show a relation between corporations’ long-term strategy and the creation of programs, with the main goal of adapting the business to market demands in the future. Benefits in relation to the innovation capabilities of the firms (i.e., transaction, management, operations and development capability), were also identified. Finally, it was identified a wide contentment with the ongoing projects and objectives achieved.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectInnovation Capabilitiesen
dc.subjectCorporaçõespt_BR
dc.subjectStartupsen
dc.subjectAdministração de empresaspt_BR
dc.subjectLarge companiesen
dc.subjectCorporationsen
dc.subjectCorporate Venturesen
dc.titleA influência dos corporate ventures na inovação em grandes empresas no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001091864pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2018/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples